A Vila Maria receberá o ‘Castra Móvel’, unidade de procedimentos cirúrgicos para castração de cães e gatos (fêmeas). O veículo foi adquirido este ano pela Prefeitura por meio de convênio federal e será usado para atender bairros distantes, começando pela Vila Maria. A prefeitura não divulgou data de início das castrações.
“Antes, os moradores do bairro interessados na campanha de castração devem cadastrar seus pets. A ficha estará disponível na unidade de saúde da Vila Maria a partir desta quarta-feira, dia 9. O interessado deve comprovar que mora no bairro”, disse Lucas de Amorim – médico veterinário do Centro de Zoonoses.
O cadastramento se encerra no dia 18 de outubro. Depois, inicia-se o agendamento das castrações caninas e felinas. O Centro de Zoonoses informa que o Castra Móvel terá capacidade para efetuar o procedimento cirúrgico em cerca de 70 animais por semana.
“O Castra Móvel é um trailer com três salas climatizadas e aquecidas por ar condicionado. Ele é um verdadeiro centro de cirurgia com todos os recursos necessários, higienizados e próprios para o procedimento de castração”, disse Juraci de Lima, veterinário.
Outros bairros
O Castra Móvel atenderá outras regiões também. A campanha será realizada por etapas para melhor organização dos procedimentos. “Daremos publicidade a cada etapa para informar a população sobre o cadastramento e agendamento das cirurgias”, enfatizou Roseli Mochi, diretora administrativa do SAMS.
Programa Permanente de Castração
O Castra Móvel objetiva ampliar o PPC (Programa Permanente de Castração) já realizado no município de Ibitinga na unidade local do Centro de Zoonoses. Segundo dados do SAMS, 1.208 animais (cães e gatos – fêmeas) foram castrados nos nove primeiros meses do ano.
O Centro de Zoonoses fica no Jd. Santa Clara, na Rua Francisco de Arruda, nº 630. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O telefone é o 3342-2228.
Fonte: Prefeitura de Ibitinga