O ibitinguense Thiago Ribeiro da Silva conquistou medalha de bronze, com sua cerveja artesanal, no 2º Concurso Aberto de Cerveja Caseira, realizada pela CONCERVAP (Confraria dos Cervejeiros do Vale do Paraíba).
O evento aconteceu em várias etapas, nos municípios de São José dos Campos e Taubaté, no ano passado, entre maio (com o início das inscrições) e outubro. No mês de setembro foram divulgados os resultados. O evento foi registrado pelo BJCP (Beer Judge Certification Program – entidade que faz a certificação dos juízes), e registrou 86 competidores de diversas regiões do estado de São Paulo e de algumas regiões do país.
O ibitinguense Thiago conquistou o 3º lugar na categoria 'cerveja premiada de mesa, 21B: Specialty IPA', com uma cerveja artesanal, Session IPA. A cerveja do ibitinquense ficou entre as trinta cervejas enviadas para a participação, para depois, dessas 30, escolher só 10 para participar do 'reality', no 2º Concurso Aberto de Cerveja Caseira.
“O critério de classificação entre os dez, era o perfil artístico. O perfil artístico do cervejeiro é o tempo de cerveja, se ele participa de alguma confraria, entre outros itens”, explicou o ibitinguense. “Ela é uma IPA moderada. Tem o perfil seco, e não tem muito caramelo, e o amargor dela é quase o mesmo de uma IPA, só que ela tem muito aroma cítrico, herbal”, explicou Thiago, sobre o perfil da cerveja vencedora. O ibitinguense já concluiu o curso de 'Profissional Sommelier de Cervejas', pelo Instituto de Cerveja do Brasil.
O certificado do resultado e a medalha de bronze, com a celebração da importante conquista para o reduto cervejeiro de Ibitinga, chegou via correio, no último mês de janeiro.
Produção própria
Ente os segredos da 'maturação' da cerveja, da fermentação, e demais macetes na produção de cerveja, Thiago conclui sozinho em alguns experimentos, ou cercado de amigos na 'Confraria de Cervejas', que nada mais é que um encontro, entre produtores de cervejas artesanais de Ibitinga e das cidades próximas, para degustar algumas cervejas (às vezes chopp) e também fazer uma troca de experiências e dicas. Sábado (22) aconteceu uma confraria, a partir das 11:00 horas, no Jd. Paineiras. (Entrada exclusiva para convidados).
Thiago produz, ainda, outros tipos de cervejas, fora a IPA vencedora do concurso. Tipos de cervejas artesanais como Belgian Dubbel (com 7% de teor álcool), Green Ale, American Pale Ale (APA), e também, a tradicional cerveja de trigo.
Paneleiros
Thiago lembra que no grupo da 'Confraria de Cervejas', que se reúnem em Ibitinga, existem atualmente sete 'paneleiros'; que é o apelido dado para quem encara uma produção da cerveja.