O Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga (SRI), em parceria com o SEBRAE-SP, organizou uma missão técnica para visitação da 8ª Edição da Feira da Agricultura Familiar e do Trabalhador Rural (Agrifam), realizada em Agudos no início do mês. O evento, realizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp), atraiu 25 mil visitantes e movimentou cerca de R$ 15 milhões em negócios.
A participação do SRI na Agrifam é recorrente, desde a primeira edição, em 2003. “Também está entre nossas atribuições facilitar o acesso de nossos associados a esse tipo de evento, que reúne em um único lugar informações, novas tecnologias e equipamentos, possibilitando aquisição facilitada de maquinário e capacitação continua para o produtor”, afirma o presidente do SRI, Frauzo Ruiz Sanches.
Na feira, 200 expositores comercializaram desde tratores até agroindustrializados.Também aconteceram demonstrações técnicas de plantio, cultivo, irrigação e controle. Entre as novidades da edição 2011, destaque para o espaço de palestras e o espaço “Sítio Modelo”, onde a Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP de Botucatu mostrou uma série de aplicações de baixo custo.
Um dos 30 integrantes da missão, o produtor rural do município de Tabatinga, Valter Rodrigues, avaliou como positiva a visitação. “Foi a primeira vez que participei desta missão técnica, organizada pelo sindicato. Estou pensando em montar uma estufa e a Agrifam me ajudou a agregar conhecimento para isto”, explicou Rodrigues.