A agência da Caixa Econômica Federal de Ibitinga registrou uma grande fila na manhã desta terça-feira (28). Muitos moradores foram ao banco em busca do Auxílio Emergencial de R$ 600, que teve um novo lote para saques em dinheiro liberado.
A fila chegou a dobrar o quarteirão na frente do banco, que fica na Av. Dr. Victor Maida, no centro. Para tentar evitar aglomeração, um segurança pedia para que as pessoas mantivessem distância uma das outras.
Neste mês, no último dia 08, o Ministério Público (MP) de Ibitinga informou que foi aberto um Procedimento Administrativo, com o objetivo de acompanhar as ações de controle da pandemia de COVID-19 (coronavírus) nos municípios de Ibitinga e Tabatinga, especialmente quanto aos serviços bancários, expedindo às agências bancárias. O documento foi enviado a pedido do Dr. Eduardo Maciel Crespilho, 2º Promotor de Justiça de Ibitinga. Entre as recomendações está o fornecimento de álcool em gel, indicação de distanciamento de 1,5 metro entre clientes e disponibilização de funcionário da agência para organizar as filas de atendimento.
Filas
De acordo com a Caixa, a orientação é evitar as filas e buscar sempre por atendimento através da internet, aplicativos no celular ou por telefone.
Na segunda-feira (27), a Caixa Econômica Federal começou a liberar saques em dinheiro para os beneficiários que estão recebendo o benefício concedido pelo governo federal, em uma ação de distribuição de renda para trabalhadores autônomos ou informais.
Os depósitos foram feitos para os beneficiários que não recebem Bolsa Família e que não possuem conta em outro banco.
A liberação de saques em dinheiro é para aqueles trabalhadores que não tem conta em banco e segue calendário conforme a data de nascimento do beneficiário (confira abaixo).
Para quem ainda não teve o saque liberado em dinheiro, mas já teve a quantia depositada na poupança digital, os recursos podem ser usados de forma digital, para o pagamento de faturas ou usando código de barras, e para transferência para contas de outros bancos.
A limitação só vale para quem está recebendo o auxílio pela poupança digital criada pela Caixa. Quem indicou conta bancária anterior ou vai receber os R$ 600 em substituição ao Bolsa Família não tem restrição para saque.
Confira o calendário de saques:
-27 de abril: pessoas que nasceram em janeiro e fevereiro
-28 de abril: nascidos em março e abril
-29 de abril: nascidos em maio e junho
-30 de abril: nascidos em julho e agosto
-4 de maio: nascidos em setembro e outubro
-5 de maio: nascidos em novembro e dezembro
Como sacar
Os trabalhadores poderão sacar o auxílio nos caixas eletrônicos e casas lotéricas de todo o país, sem a necessidade de usar um cartão.
Porém, será preciso solicitar a retirada por meio do aplicativo Caixa TEM. Até o momento, não foi informada nenhuma outra forma de solicitar o saque.