Em Ibitinga, a associada do Sindicato Rural de Ibitinga com Extensão de Base em Tabatinga e produtora rural, Salete Felícia Tonizza, sempre gostou de inovar na agricultura. Uma prova disso é que produz broto de girassol há três anos, depois de muitas pesquisas, descobriu que esse cultivo contribui no fortalecimento do sistema imunológico, além de ser um excelente ali-mento para pessoas que estão com problemas de saúde.
O broto de girassol tem diversos benefícios, é rico em proteína, triptofano (precursor da serotonina), colinas (essencial complexo B) e vitaminas, muito utilizado para consumo em suco verde e saladas. Nesta cultura, encontra-se uma riqueza de fitoquímicos, betacaroteno, vitamina E, substâncias antioxidantes que contribuem para a saúde e o bem-estar geral.
A produtora relatou que antigamente as pessoas utilizavam mais produtos naturais para a cura de doenças. Porém, mesmo com a medicina avançada, muitos pesquisadores têm descoberto ser possíveis encontrar substâncias ativas como coadjuvantes na terapia de algumas enfermidades.
Como surgiu a ideia do cultivo
A produtora rural contou que quem orientou no cultivo e lhe passou as informações básicas sobre a cultura foi seu sobrinho, professor agrônomo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Wellington Mary. O professor se envolveu em um trabalho voluntário para tratamento de pessoas com problemas de saúde, que não tinham condições de produzir ou comprar para consumo próprio. Com isso, descobriu a potencialidade nutricional de alguns alimentos como: brotos de trigo, girassol, brócolis e resolveu se aprofundar mais nos temas.
Atualmente o mercado está conhecendo estes produtos, principal-mente os chefes de restaurantes para finalização de pratos, porém o grande trunfo é o poder nutricional e terapêutico dos brotos.
Outros produtos
Além do broto de girassol, a produtora rural também oferece outros tipos de hortaliças e fruta como: chicória, rúcula, almeirão, espinafre, catalonia e abacate.
Para adquirir um dos seus produtos, basta entrar em contato com a agricultora pelo celular ou WhatsApp (16) 99153-7944 e também na 'Feira do Produtor Rural' que acontece todas às quartas-feiras na 'Praça Rui Barbosa' das 16h às 19h.