O governador João Dória anunciou que a quarentena será prorrogada por mais 15 dias, porém com flexibilização progressivas, que leva em consideração as características de cada município. A ‘flexibilização’ será a partir do dia 1º. O anúncio aconteceu hoje (27), no Palácio Bandeirantes, em São Paulo.
As regiões de São Carlos, Araraquara e Bauru estão entre as regiões que possuem indicador para a flexibilização o isolamento social.
Plano
O novo plano de combate ao Coronavírus, prevê cinco etapas, e as regiões do estado são classificadas em fases de acordo com os critérios definidos pela Secretaria Estadual de Saúde. Pelo plano, é obrigatório o uso de máscaras e o distanciamento social.
Um monitoramento permanente poderá alterar a classificação das regiões.
Uma avaliação será feita a cada 14 dias para avaliar a de taxa de ocupação de UTIs, total de leitos em hospitais, número de mortes e total de casos positivos de COVID-19, para determinar, segundo o governo estadual, a ‘cor’ de cada região, que sendo classificadas por:
Fases
-Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais
-Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições
-Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores
-Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3
-Fase 5, azul: "Normal controlado" - todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene.
Ibitinga
Em Ibitinga, que está na fase 3 (amarela), poderá ter a retomada:
Retomada normal (com tomada dos devidos cuidados e uso de máscaras):
-atividades imobiliárias,
-concessionárias,
-escritórios,
-indústrias de setores não essencial
-construção civil.
Retomada com restrições (com tomada dos devidos cuidados e uso de máscaras):
-Salões de beleza
-Shoppings
-Comércio
-Bares e Restaurantes
Prefeitura de Ibitinga
A prefeitura de Ibitinga foi questionada e informou, através da assessoria de imprensa, que existirá um decreto municipal sobre quais serão as restrições de devidos cuidados para o funcionamento das atividades comerciais permitidas nesta região do estado.