A procissão de fiéis, no tradicional evento religioso de Ibitinga está suspensa. Só a parte religiosa, no Corpus Christi, e ainda de forma muito limitada a um pequeno número de fiéis, acontecerá no próximo dia 11, devido às medidas sanitárias de prevenção ao novo coronavírus (COVID-19).
A celebração do Corpus Christi vai acontecer, apenas dentro da igreja. O padre vai comandar a procissão, de dentro da igreja até a calçada, depois vai entrar em um carro e seguir pelas ruas. A procissão de um eixão de fiéis caminhando pelas ruas, será substituída este ano, pelos fiéis que quiser seguir de carro.
Tudo será transmitido ao vivo pela internet. A missa está marcada para começar às 8:30 horas e a procissão, de carros, às 9:30 horas.
Corpus Christi
De acordo com Dejanir Storniolo Júnior, coordenador do evento em Ibitinga, a preocupação sempre foi a aglomeração de fiéis em tempos de pandemia; porém “haverá a parte religiosa do evento”, garantiu Dejinha.
A decoração será apenas dentro da igreja. “Todos que forem acompanhar a procissão, vão ter que usar máscaras”, lembrou Dejiinha sobre o decreto, que também impõe o limite de 30% da capacidade máxima permitida de fiéis nas celebrações religiosas. A igreja matriz já está toda demarcada, respeitando o distanciamento de fiéis.
Um Senhor Evento
“Iríamos fazer um mega evento por causa dos 40 anos do Corpus Christi, mas infelizmente vamos fazer só a parte religiosa”, lamentou. Todos os anos, uma multidão de fiéis seguia a marcha da procissão.
Mesmo na hora da comunhão, o Ministro da Eucaristia vai imunizar as mãos de todos, até de quem vai comungar.
Esse, segundo a fé da religião católica, é o único momento, no calendário religioso da igreja, que o Santíssimo e o relicário consagrado sai de dentro da igreja, dando a benção para a população.