A pandemia do Coronavírus (COVID-19) alterou a celebração do Corpus Christi em Ibitinga, celebrado neste último dia 11. A 40ª edição do evento, comemorado neste ano, não contou com a presença de turistas, nem com a atividade comercial nas ruas em torno da igreja, e muito menos com os enfeite nos quarteirões que todos os anos são percorridos pelos fiéis na procissão.
A tradicional missa, aconteceu com início às 8:30 horas. Toda a igreja recebeu enfeites com renda, travesseiros e demais artigos de bordados, que depois da missa, foram doados para serem comercializados e a renda revertida para a manutenção do Lar São Vicente de Paula (Asilo). Devido às restrições sanitárias, apenas 30% do número de fiéis puderam participar do ato religioso. Todos usando máscaras e com o distanciamento.
Uma carreata de carros substituiu a tradicional procissão, logo após a missa. A comunhão foi distribuída em sistema de drive-thru, para fiéis que seguiam de carro, atrás do carro do padre.
Toda a celebração foi transmitida, ao vivo, pela internet.
Manifestação de fé
O Corpus Christi é uma tradição da Igreja Católica desde 1264. Este é o único dia em que a eucaristia, que representa o corpo e sangue de Jesus Cristo, deixa o ambiente das igrejas e percorre as ruas das cidades entre os fiéis.