A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu, no último dia 15, prorrogar a Resolução Normativa (REN) 878, que foi aprovada em 24 de março, com vigência de 90 dias, até 31 de julho. Entre outras medidas, a REN 878 proíbe o corte no fornecimento de energia elétrica por falta de pagamento em função dos efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus.
A resolução tinha vigência de 90 dias, seguindo a expectativa de que em junho o país já tivesse superado as medidas de isolamento social. Agora, foi entendido que há necessidade da prorrogação da resolução. Para tal decisão, a justificativa é que houve uma avaliação dos estágios de isolamento e os planos de reabertura dos estados.
Ibitinga
Questionada pelos vereadores de Ibitinga, sobre os procedimentos que serão adotados para o enfrentamento do Novo Coronavírus, a CPFL Paulista, com sede em Campinas/SP, enviou ofício informando que “a suspensão do corte no fornecimento de energia não desobriga ao pagamento da conta”. Inclusive, a CPFL disponibiliza canais de atendimento na internet (www. cpfl.com.br) e no aplicativo 'CPFL Energia'. O pagamento também pode ser feito via cartão de débito e crédito.