Ibitinga, Sábado, 23 de Novembro de 2024
Bethel das Filhas de Jó de Ibitinga completou 20 anos
Fundado em 1.999, Filhas de Jó de Ibitinga foi instalado no dia 05 de fevereiro de 2.000
Bethel das Filhas de Jó de Ibitinga completou 20 anos
Posse do Conselho Guardião do Betel

  No dia 05 de fevereiro, o Bethel 003 das Filhas de Jó, de Ibitinga, completou 20 anos de fundação. Uma cerimônia de comemoração, celebrada no último sábado (15) reuniu, cerca de 240 pessoas, no espaço Tuia Eventos, para um jantar com shows e homenagens. O trabalho das Filhas de Jó de Ibitinga é patrocinado pela Loja Maçônica Estrela de Ibitinga, e seu presidente, Aristóteles Lula Júnior, compareceu na cerimônia de aniversário. 

  O Bethel 003 das Filhas de Jó, de Ibitinga foi fundado em 30 de outubro de 1999, mas só foi instalado no dia 05 de fevereiro de 2.000. O Bethel de Ibitinga, já está na sua 41ª gestão, e é o 3º Bethel a ser instalado em todo estado de São Paulo, entre o total de 30 já instalados. O Bethel de Ibitinga está entre os mais antigos e tradicionais do Brasil. 

   O ibitinguense José Luiz Martineli Aranas era o presidente da Loja Maçônica Estrela de Ibitinga, na época, e até hoje, a maçonaria vem sendo patrocinadora das Filhas de Jó. Outra personalidade de Ibitinga envolvida na implantação do Bethel foi Pedro Antônio Martineli Aranas, que conheceu a Ordem das Filhas de Jó de São J. do Rio Preto, e iniciou as tratativas para acontecer a primeira reunião em Ibitinga, a fim de fundar 'as Filhas de Jó'.

 “Logo depois dessa primeira reunião, já ficou decidido quem seria a primeira guardiã”, explicou Osmar Margadona, atualmente aposentado, e o primeiro Guardião Associado do Bethel de Ibitinga. Margadona era membro da Loja Maçônica Estrela de Ibitinga na época, e foi sua esposa a primeira Guardiã das Filhas de Jó de Ibitinga. A filha do casal, Érica Fernanda Margadona, foi a Segunda Princesa da 1ª gestão do bethel. 

   Na celebração do 20º aniversário das Filhas de Jó, no aniversário da data da instalação, Mariana Innocente Vilela está no cargo de Honorável Rainha (presidente). No aniversário da data de fundação, esteve no cargo de Honorável Rainha a jovem Mariana Laviera Bezerro.

Ensinamentos 

   O Bethel das Filhas de Jó não é uma instituição religiosa, mas baseia-se na religião cristã e nas lições de literatura e drama encontrados no Livro de Jó, que consta no Velho Testamento. Tem como objetivo principal a reunião de moças, com idade de 10 a 20 anos, incompletos, para aperfeiçoar seu caráter através do desenvolvimento moral e espiritual, encontrado nos ensinamentos que destacam reverência e amor a Deus  e às Sagradas Escrituras, lealdade com a bandeira do País e às coisas que ela representa e Amor para com os pais, família e lar, desenvolver a liderança e o patriotismo.

   “É a formação do caráter. O quem vem em cima de tudo isso aí? É a responsabilidade, a determinação, o respeito, a parte da filantropia, que é importantíssima”, explicou Eliete Camezo Margadona, integrante do primeiro Conselho Guardião.

  “Esse aprendizado elas levam para a vida delas”, explicou Ireny Aparecida Basso, que já foi Guardiã do Bethel de Ibitinga. “Elas vão ter espírito de liderança. Cada uma se apega em uma parte, mas todas vão aprendendo e seguem formando esses aspectos de liderança”, explicou Ireny.

  Além de liderança e bom convívio, no Bethel é incentivado para a filantropia e a beneficência. Os assuntos abordados e sugeridos pelas jovens, em cada gestão, também refletem no aprimoramento delas, em todos os aspectos.

   “Quando eu fui apresentar o meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), foi tudo mais fácil, porque eu já tinha a experiência de falar em público, de falar no microfone, e outras pessoas que foram apresentar o TCC junto comigo não tinham”, explicou Aline Catalano de Marins, sobre uma das experiências que conquistou no Bethel das Filhas de Jó. “Fui muito elogiada pela minha banca, que aprovou o meu TCC, pelo meu discurso”, relevou Aline, que é a e atual Guardiã do Bethel de Ibitinga; sendo a 1ª guardiã que já foi 'Filhas de Jó'.

Religião

  Aquela entidade aceita jovens de todas as religiões, pois lá, qualquer prática religiosa é respeitada. Várias denominações religiosas também foram visitadas, como formas de excursões entre as jovens, para o conhecimento sobre a diversidade religiosa.

  “O Bethel das Filhas de Jó de Ibitinga prática visitas, determinadas durante o ano, em diversas denominações religiosas, com o intuito de conhecimento. É com o intuito para elas conhecerem, para ter contato com outro tipo de religião”, explicou Eliete.

  “Na verdade as Filhas de Jó não é uma religião. É uma entidade que busca filantropia e essa formação, que elas [as jovens] têm de caráter, de personalidade, de responsabilidade”, explicou Eliete.

 

 

'Filhas de Jó' de Ibitinga celebraram 20 anos de fundação

 

Além de cerimônia de homenagens, evento reuniu ex-integrantes que participaram da primeira gestão, no ano 2.000

 

  Cerca de 240 convidados compareceram ao jantar comemorativo de 20 anos do aniversário do Bethel 003 Estrela de Ibitinga, das Filhas de Jó. O encontro aconteceu no espaço Tuia Eventos.

 Na celebração, diversas ex-integrantes das Filhas de Jó de Ibitinga, compareceram ao evento. Algumas, foram integrantes da 1ª gestão, realizada no ano 2.000.

 A ibitinguense Thais Helena Fonseca Aranas, que participou da 1ª gestão do Bethel de Ibitinga, como Honorável Rainha (cargo equivalente a presidente da gestão), e também Karina Montanari da Cunha, primeira jovem a ocupar o cargo de Primeira Princesa, compareceram ao evento e fizeram o usou palavra, onde no resumo dos discursos, lembraram da importância da entidade paramaçônica para as jovens e para o município, agradeceram a oportunidade de estarem presentes, e lembraram das boas recordações que viveram há duas décadas atrás.

 O evento foi coroado com a presença de ex e atuais integrantes do Bethel das Filhas de Jó. Além de integrantes de Ibitinga, também compareceram ex-integrantes que atual-mente residem em Tabatinga e demais cidades do estado, como na capital e do interior, como também de outros estados.

  A animação ficou por conta da Banda Vip e Dj Léo. O jantar foi servido pelo Portuga Festas, com entradas, saladas, prato principal e sobremesas e bebidas diversas, além de coquetéis de diversos sabores.

 

VEJAS AS FOTOS DO JANTAR DE 20 ANOS AQUI

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546