No último dia 22 de junho, um comunicado, emitido pela atual diretoria do Rotary Club de Ibitinga, informou o fim das atividades e a renúncia de filiação perante o Rotary Club Internacional. A decisão já tinha sido explanada e determinada pelos integrantes no clube e assinada em ata, no dia 18 de maio.
O triste documento, assinado pela Luciana Helena Ciccotti Cantarim, presidente do Rotary Club de Ibitinga, no ano rotário 2019 / 2020, pegou a população de surpresa. Foram 26 anos de atividades e de desenvolvimentos de projetos assistenciais no município.
Entre os projetos realizados pelo Rotary nos últimos anos, o de maior destaque, está o projeto de subsídio global, no valor de R$ 137 mil reais, na época, que contemplou a Santa Casa com dois equipamentos usados pelo corpo clínico cirúrgico. No dia 21 de abril de 2016, a Santa Casa de Ibitinga recebeu um aparelho de Autoclave (que esteriliza material cirúrgico), e um Carrinho de Anestesia, ambos doados pelo Rotary Club de Ibitinga através de um Projeto de Subsídio Global no valor de U$ 38.404,00 dólares rotários (aproximadamente R$ 138 mil reais na época).
A doação dos equipamentos foi conquistada pelo Rotary Club de Ibitinga através de um Projeto de Subsídio Global, em parcerias com o Rotary Club de Tualatin (Distrito 5100, em Oregan, Estados Unidos), e com o Rotary Club Landgraaf (Distrito 1550, Holanda), além da Fundação Rotária Internacional, que vai dobrando o valor da doação de cada clube parceiro, e que juntos, viabilizaram a compra dos equipamentos.