Naquela ocasião, Ibitinga ficou classificada com 79,96 pontos, obtendo a posição de 89º colocado entre os 613 municípios. Naquele dia, Ibitinga tinha conquistado o 'Certificado do PMVA', que são concedidos para municípios qualificados com notas entre 60 e 79,9 (como no caso Ibitinga), no ranking geral até 100 pontos.
Reviravolta
Nesta sexta-feira 24, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Ibitinga divulgou que o município conquistou o 'Selo do PMVA', com pontuação de 81.31, obtendo a classificação de 82º classificação no programa, o que dá para Ibitinga o 'Selo do PMVA', que é concedido apenas para municípios que obtém nota acima de 80 pontos, entre os 100 pontos do ranking geral de até 100 pontos.
“Pedidos a recontagem dos pontos e aceitaram. Não tinham considerado algumas ações”, explicou o vice-prefeito Frauzo Ruiz Sanchez.
Pré-certificação em 2019
No ano passado, no dia 11 de julho, Ibitinga já tinha conquistado a pré-certificação do programa estadual de conservação ambiental. Todos os municípios participantes, tinham que conseguiram obter a nota mínima de 40 pontos. Ibitinga, naquela ocasião, conseguiu 64,92 pontos. Somado a pré-certificação de junho de 2019, com os dados de dezembro daquele ano, resultaram na conquista da 89ª posição de Ibitinga no programa, com o certificado entregue agora no dia 05 de março deste ano.
Programa
A participação da cidade no Programa Município VerdeAzul (PMVA) é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). O programa tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nas cidades.
O objetivo do PMVA é estimular a elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.
As ações propostas pelo PMVA compõem 85 atividades e tarefas a serem realizadas dentro de 10 diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo temas estratégicos, como: Esgoto Tratado; Resíduos Sólidos; Biodiversidade; Arborização Urbana; Educação Ambiental; Município Sustentável; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Estrutura Ambiental; e Conselho Ambiental.