No último dia 02, uma reunião virtual na internet, marcou a chegada de novos membros do Conselho Consultivo da APA (Área de Proteção Ambiental) de Ibitinga.
Na ocasião, houve a eleição da Secretaria Executiva do Conselho. Representantes da Fundação Florestal, ligada Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, lembraram dos objetivos a APA, e o papel dos conselheiros; entre eles, acompanhar a elaboração do Plano de Manejo.
Entidades,
“Que representam os mais diversos setores das entidades de Ibitinga, com os mais diversos setores representados”, afirmou Pâmela Gabriel Guadalini, conselheira e gestora da APA de Ibitinga.
O Conselho Municipal da APA de Ibitinga foi retomado em 2018, e é formado por representantes de diversas entidades, públicas e civis, de Ibitinga. A próxima reunião será no dia 30 deste mês.
Plano de Manejo
O que é Plano de Manejo? É um documento técnico, com o fundamento e os objetivos de uma unidade de conservação. Estabelece-se seu zoneamento, e as normas para uso e a área de manejo dos recursos naturais. No caso de Ibitinga, o plano identifica e cria propostas para o zoneamento e para o uso das áreas, que estão localizadas em Ibitinga, que é uma APA (Área de Proteção Ambiental).
Em 2019, aconteceu a retomada do Plano de Manejo (que atualmente só tem o diagnóstico iniciado, em 2012 e 2016, mas não foi terminado). Em 2019 houve uma readequação do Plano de Manejo, e a proposta, viabilizada em uma minuta disponível em março de 2020 na internet, ainda está na versão preliminar; que mostra em Ibitinga, onde possui vida silvestre, área de proteção, área de uso sustentável, áreas de interesse de conservação e áreas de interesse de recuperação.
APA
A Área de Proteção Ambiental de Ibitinga é considerada uma Unidade de Conservação, e foi estabelecida pela lei estadual nº 5.536, de janeiro de 1987, com o objetivo de proteger recursos hídricos, remanescentes florestais de Ibitinga, abrangendo uma área de 64.900 hectare.