A ABAG/RP (Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto) divulgou na quinta-feira (24), por meio da Campanha de Conscientização, Prevenção e Combate aos Incêndios, uma série de mapas e alertas de fogo no interior de São Paulo.
Regiões de Ibitinga, Itápolis, Borborema, Novo Horizonte, Iacanga além das regiões de Araraquara e Ribeirão Preto, estão como algumas das regiões que podem ser afetadas, com risco alto de incêndios. Desde o dia 21, quando foi lançada a campanha, a previsão mostra que a situação ficou mais crítica a partir da quarta-feira 23, quando parte do mapa do estado tem alto risco de queimada, quadro que segue até domingo (27).
De acordo com a associação, o tempo mais úmido e as pancadas de chuva do último final de semana não deve ser suficiente para controlar os índices de umidade relativa do ar por muito tempo – ainda mais com a virada do tempo esperada para os próximos dias.
A probabilidade de que novos incêndios florestais sejam registrados no período citado acima foi categorizada pela ABAG/RP como alerta máximo na cidade, assim como em Franca, Cravinhos, Morro Agudo, Altinópolis, entre outras.
Incêndio é crime. Denuncie: ligue 193.
Campanha
Esta é a 6ª edição da campanha. A soma de esforços da ABAG/RP, Usinas e Produtores Rurais fecharam uma parceria com a Somar Meteorologia para fazer um levantamento sobre as áreas mais suscetíveis aos incêndios em todas as regiões do estado de São Paulo.
Esse índice, segundo uma publicação da associação, baseia-se exclusivamente em fatores meteorológicos, previstos e observados, e não faz uso de dados coletados de incêndio. É importante lembrar que devido a ações antropogênicas, os incêndios podem ocorrer em áreas onde o índice não indicou condição favorável ao fogo.
Para conhecer os dados, acesse aqui.