A área do Pantaninho, que fica nos limites dos municípios de Ibitinga, Bariri e Itaju, está sofrendo com as queimadas. Um incêndio começou na última quinta-feira (01), e ontem já estava atingindo a área do banhado do Pantaninho.
O fogo devastou grande área de vegetação de Área de Preservação, e acabou chegando ao lado do rio, que fica no município de Itaju, próximas a região do rio Jacaré Pepira.
Mesmo com grande esforço das brigadas de incêndios das Usinas da região e do efetivo do Corpo de Bombeiros de Bariri, o fogo ainda estava assolando a região do Pantaninho.
“O local é de difícil acesso. O combate agora é só aéreo”, explicou o produtor rural e vice-prefeito, Frauzo Ruiz Sanchez, que esteve no local, todos os dias.
Maneiras de acionar equipes de combates de incêndio aéreo foram sendo solicitadas, para conter as chamas na sexta-feira. Na manhã de sábado, os primeiros aviões do Clube de Aviação de Ibitinga começaram os combates das chamas pelo ar, com a ajuda de esforços conjuntos entre as Usinas da região, Bombeiros, produtores rurais, que disponibilizaram equipamentos e recursos para o combate.
A ação do vento contribuiu para o avanço das chamas.
Deste sábado o combate das chamas está sendo aéreo. Nesta segunda-feira (05), o combate está sendo por ar e também por terra.
Nesta segunda-feira, na área do Pantaninho, as chamas foram controladas nas áreas pertencentes aos municípios de Itaju e Bariri. Focos de incêndios ainda estão do lado no município de Ibitinga.
Policiais da PM Ambiental e da Polícia Científica estiveram no local para averiguar a situação. Profissionais ligados a Secretaria Estadual do Meio Ambiente também percorreram os locais destruídos pela ação do incêndio.
Ainda não foi divulgado o tamanho da área destruída.