O que fazer com medicamentos vencidos ou aqueles que sobram nas caixas? A maioria das pessoas, infelizmente, joga no lixo ou no sanitário, comprometendo o meio ambiente. Numa atitude mais incorreta, guarda para usar quando tiver outro sintoma da doença. Visando conscientizar a população, a Rede Drogal está lançando em Ibitinga a campanha Descarte Correto de Medicamentos Vencidos ou Não Utilizados. A coleta será feita na unidade localizada rua Treze de Maio, 617, centro da cidade.
Entre os objetivos da campanha Descarte Correto de Medicamentos Vencidos ou Não Utilizados estão o alerta sobre os perigos de ingerir medicamentos fora do prazo de validade e de circulação, mal conservados e o enfrentamento do desafio de eliminar o hábito da “farmácia doméstica”. Aliás, este é um dos principais perigos vivenciados por quem toma remédios sem acompanhamento médico: a automedicação pode levar a outras doenças, como problemas gastrintestinais.
Outro agravante é que o medicamento vencido perde o efeito terapêutico e a doença não será curada. “Para algumas pessoas, a situação pode ser ainda pior, levando à morte, explica Rodolfo Henrique Fodra, gerente da Rede Drogal de Ibitinga. Segundo dados da Fundação Osvaldo Cruz (2008), a cada hora três brasileiros são intoxicados por medicamentos. O Estado de São Paulo lidera a lista com 41% dos casos. “Nossa preocupação também envolve o meio ambiente, pois a eliminação de forma inadequada prejudica a natureza”, alerta.
Para participar da iniciativa, os moradores de Ibitinga e cidades da região podem levar os medicamentos na unidade da Rede Drogal. Depois de recolhidos, todos serão incinerados, não havendo qualquer tipo triagem ou a possibilidade de reutilização.
Serviço:
Rede Drogal lança em Ibitinga campanha de Descarte Correto de Medicamentos Vencidos ou Não Utilizados
Posto de coleta: Filial da rua Treze de Maio, 617 – centro da cidade