A área do Pantaninho, que fica nos limites dos municípios de Ibitinga, Bariri, Boa Esperança do Sul e Itaju, está sofrendo com as queimadas. Um incêndio começou no último dia 1º, atingiu a área do banhado do Pantaninho.
O fogo, primeiramente devastou grande área de vegetação de Área de Preservação, e acabou chegando ao lado do rio, que fica no município de Itaju, próximas a região do rio Jacaré Pepira.
Mesmo com grande esforço das brigadas de incêndios das Usinas da região e dos efetivos do Corpo de Bombeiros de Bariri e de Ibitinga, o fogo ainda assolou a região do Pantaninho por sete dias.
Maneiras de acionar equipes de combates de incêndio aéreo foram solicitadas, para conter as chamas na sexta-feira. Na manhã de sábado (03), os primeiros aviões do Clube de Aviação de Ibitinga começaram os combates das chamas, com a ajuda de esforços conjuntos entre as Usinas da região, Bombeiros, produtores rurais e empresários, que disponibilizaram equipamentos e recursos para o combate.
A ação do vento contribuiu para o avanço das chamas.
Além do combate aéreo com três aeronaves, na segunda-feira (05), o combate também acabou sendo por terra. Um foco de fogo com o tamanho de 1,5 km aproximadamente, estava destruindo o Pantaninho, na segunda-feira 05, e acabou chegando até a o município de Boa Esperança do Sul.
Devastação
Policiais da PM Ambiental e da Polícia Científica estiveram no local para averiguar a situação. Profissionais ligados a Secretaria Estadual do Meio Ambiente também percorreram os locais destruídos pela ação do incêndio.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Ibitinga, uma área de 33 quilômetros quadrados de vegetação acabou sendo destruída pelo fogo.