O acumulado de número de casos confirmados de dengue em Ibitinga, de janeiro a outubro desse ano, foi menor em 81, 50% , comparado com o mesmo período em 2019, segundo dados do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, Profº Alexandre Vranjac. O número de casos notificados também caiu; 8,38%.
Este ano, até outubro, foram notificados 306 casos de dengue e confirmados 37, sendo destes, 02 casos importados.
No ano passado, nos primeiros dez meses do ano, foram notificados 334 casos e 200 casos confirmados. Em todo o ano de 2019 foram 336 casos notificados e 200 confirmados.
Verão
No calor, quando acontece a maior incidência com a época das chuvas, o alerta deve ser redobrado para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O mosquito se prolifera em água parada, como vasos de plantas, bebedouro de animais, ou qualquer acúmulo de água parada.
Sintomas
Normalmente, o primeiro sintoma da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas. Importante a procura de uma unidade de saúde logo no início dos sintomas.