A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo divulgou, no dia 03, o resultado dos 316 municípios paulistas participantes do programa “Cidadania no Campo – Município Agro”, que receberão recursos no valor total de R$ 13,6 milhões para executar ações de desenvolvimento rural sustentável.
No total, 400 municípios se inscreveram no Sistema Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, sendo classificados os que atenderam aos requisitos do programa e obtiveram melhor pontuação, no Ciclo 2019/2020.
Ibitinga conquistou a 35ª classificação, com nota geral de 44,50. Ibitinga conquistou a 35º posição entre 316 municípios que enviaram a documentação (dos 400 inscritos), e receberá R$ 70 mil em recursos.
O programa foca a orientação dos municípios no planejamento de suas atividades nas áreas rurais, seguindo diretrizes da política pública Cidadania no Campo. Foram previstas 50 ações, voltadas à gestão, distribuídas em 10 diretivas: Estrutura Institucional; Infraestrutura Rural; Produção e Consumo Sustentável Defesa Agropecuária; Abastecimento e Segurança Alimentar; Fortalecimento Social do Campo; Solo e Água; Biodiversidade; Resiliência e Adaptação às Mudanças Climáticas; e Interação Campo-Cidade.
Ranking
Para definir o ranking, a Secretaria de Agricultura analisou documentos enviados pelas administrações municipais, conforme as regras estabelecidas na Resolução SAA 40/2019 e no Manual Operacional do Município Agro.
Em 2019, foi realizado o 1º Ciclo, no qual 250 municípios participaram, sendo que 31 foram certificados e 10 contemplados com repasse de recursos. Os recursos foram utilizados especialmente para a recuperação e a conservação de estradas rurais, para a adequação de equipamentos públicos utilizados pelos produtores rurais e para a aquisição de tratores, máquinas, equipamentos e implementos agrícolas.