Ibitinga, Quinta, 18 de Abril de 2024
Falta de chuva causa queda de produtividade de laranja em Ibitinga
Temperaturas elevadas e estiagem provocam queda histórica de produtividade na safra 20/21 e deve afetar também a safra 21/22
Falta de chuva causa queda de produtividade de laranja em Ibitinga
Foto: Ilustração da Internet

A estiagem que atinge algumas áreas do Brasil desde 2020 já provoca prejuízo em lavouras no interior de São Paulo. Em Ibitinga, interior do estado, a falta de chuva deve diminuir a produtividade da safra da laranja e o produto Frauzo Sanches explica que deve ser a maior queda da história.

   “A safra 2020/2021 deve sofrer sua maior queda de produção histórica segundo o Fundecitrus. No ano passado tivemos um período muito seco e temperaturas elevadas no segundo semestre, o que acabou produzindo uma queda intensa de frutos e redução de crescimento das laranjas”.

   Em Ibitinga, dados históricos de chuva desde 1939 apontam que 2020 ficou entre os cinco piores períodos de seca de todos os tempos. “O que salvou um pouco foi a chuva de dezembro, mas ainda assim tivemos uma safra terrível”.

   Segundo ele, a safra 2021/2022 já está em curso e também deve ser afetada. “A florada que ocorre no final de 2020 acabou afetada pela falta de água e temperaturas elevadas”, completou.

Previsão do tempo

  Segundo Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, choveu muito pouco em setembro, outubro e novembro. Em janeiro, a estiagem voltou a castigar a região, ficando com chuvas abaixo da média e temperaturas bem elevadas.

  “A gente vem com problemas de déficit hídrico desde março de 2020. Olhando para frente, há uma preocupação porque as chuvas não ocorreram na primavera, o que prejudica a safra posterior. Mesmo com previsão de chuva neste verão, não será muito elevado em Ibitinga”, disse.

Fonte: Canal Rural

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546