O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu presidente, Sérgio Quinelato juntamente com sua diretoria executiva informa que a qualificação de profissionais no ramo rural está entre os objetivos primordiais da entidade. Com o avanço tecnológico, a especialização é necessária para que as pessoas consigam permanecer no mercado de trabalho.
Há várias décadas o Sindicato Rural segue em parceria com SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo). Nos últimos três anos (2018-2020), a entidade já qualificou mais de 900 pessoas e realizou mais de 100 ações e atividades de formação profissional rural e promoção social. Só no ano de 2019 ultrapassou a faixa de 32 cursos e 290 alunos.
Diante dos números de pessoas beneficiadas, o Sindicato Rural tem orgulho da sua missão e contribuição ao homem do campo. Para Rosilene de Fátima da Silva (conhecida como Rosi), coordenadora do Senar-SP de Ibitinga e Tabatinga, o caminho da educação é garantia de sucesso. “Sabemos que a velocidade do avanço tecnológico é um fator que pode prejudicar aqueles que não se qualificarem, então manter o homem do campo cada vez mais próximo dessa realidade é o principal objetivo da parceria que temos com o Senar-SP. É através dos treinamentos oferecidos que contribuímos para produção de alimentos seguros, bioenergia, relação de trabalho e renda no campo, preservação e geração dos recursos naturais, aplicação de tecnologias no meio rural, inclusão social, responsabilidade sócio ambiental e o exercício da cidadania. Portanto, todos os programas têm papel fundamental no desenvolvimento econômico e social no campo”, finaliza Rose, instrutora do SE-NAR-SP.
Integrado ao sistema FAESP, o Senar já qualificou mais de 4 milhões de pessoas (1993-2018). As ações e atividades institucionais são realizadas de forma teórica atrelada a prática preferencialmente no espaço rural, nos locais de trabalho, de vivência do produtor, do trabalhador rural e familiares. Mas, para que tudo isso seja possível, o SENAR-SP conta com a colaboração dos inúmeros instrutores que atuam na missão de melhorar o dia a dia do agronegócio. Por isso, preza por profissionais qualificados e com planejamento para atender as diversas exigências do mundo rural.
De acordo com Celso Nogueira, instrutor do SENAR-SP, a qualificação profissional é um requisito indispensável e deve fazer parte da vida do homem do campo. “O Senar-SP está sempre preocupado em proporcionar cursos atualizados para a capacitação do homem do campo. É de suma importância que os profissionais se qualifiquem para que eles possam executar suas atividades com maior clareza, precisão e segurança. Existem diversos cursos disponibilizados pelo Senar-SP e muitos deles trazem a qualidade necessária que o participante precisa, tanto na questão de conservação de equipamentos quanto na aplicação de insumos, ou seja, os participantes aprendem a executar suas atividades diárias da forma mais correta possível. Acredito que o interesse dos proprietários na capacitação profissional é primordial para que eles tenham um melhor custo de produção e melhor produtividade da sua lavoura” finaliza Celso.
Para Juliana Thaís de Azevedo Reame, as oportunidades que o Sindicato Rural oferece através da parceria com o Senar-SP só tem pontos positivos. “Como participante dos cursos e professora de formação posso afirmar que todo investimento em educação é válido. Os cursos e programas ofertados são sempre completos e organizados. Primeiro passamos pela teoria e em seguida pela prática, esse método de aprendizagem é ideal para suprir as lacunas da falta do conhecimento. Além disso, os professores possuem um alto grau de competência e nos transmitem segurança. Aprendi muitas técnicas que levo para vida. Já fiz inúmeros cursos que contribuíram na minha renda mensal e outros que me ajudaram aprimorar minhas técnicas culinárias trazendo mais saúde e qualidade de vida. Com certeza quem busca a capacitação através dos cursos do Senar tem capacidade de montar seu próprio negócio e melhorar sua vida”, conclui Juliana.
Jairo Giansante destaca sobre a importância de aprimorar o conhecimento através de cursos e programas. “Todos os cursos que fiz até hoje no sindicato rural agregaram muito na minha vida, pois o conhecimento aprendido uso diariamente nos meus projetos e pequenos serviços que realizo. Costumo fazer cursos voltados para elétrica, hidráulica, jardinagem, entre outros. Parabenizo a todos os responsáveis e envolvidos. É notório a preocupação com cada participante. Os cursos oferecidos são sempre ministrados por instrutores com alto grau de conhecimento e propriedade no que transmitem, por isso tudo o que aprendemos é sempre com qualidade”, diz Jairo.
O agronegócio é um setor fundamental para a economia do país, representando cerca de 21% do PIB brasileiro. Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, a capacitação profissional é um requisito para que o homem do campo adquira habilidade necessária e consiga atuar com excelência.
Sandra Regina Diniz, técnica agrícola com especialidade em Agro Floresta e atuante em Horta Pedagógica, acredita que toda aprendizagem é rentável e deve ser aplicado no dia a dia. “As ações e atividades institucionais proporcionadas pelo sindicato rural em parceria com o Senar-SP são voltados para que tenhamos uma melhora significativa em vários sentidos, cada um de acordo com a necessidade que busca. Já fiz mais de 30 cursos e atualmente participo da Feira do Produtor. A agricultura é a fonte que ajuda o país inteiro a girar, produzir e crescer. Nesse sentido, é preciso uma boa qualificação para podermos aproveitar com excelência do que produzimos no campo. Cada curso ministrado é uma experiência gratificante que devemos realmente aplicar na nossa rotina e colher os resultados”, finaliza Sandra.
Maria de Fátima Caetano, instrutora do Senar-SP desde 1997, ressalta que o Senar-SP tem papel importante na profissionalização rural. “O sindicato rural junto com o Senar-SP oferece diversos treinamentos durante o ano todo com o objetivo de melhorar a qualidade de vida não só dos produtores rurais como também de seus familiares e colabora-dores. Os projetos que ministro são voltados a promoção social e faz com que o participante aprenda como usar sua produção e seu excedente para o processamento. Fazemos doces, linguiças, pães, etc. Lembrando que toda a produção é feita sempre priorizando noções de higiene, qualidade dos alimentos e valores nutricionais. O Senar tem um papel fundamental na vida das pessoas, pois ele traz sempre atividades práticas e apropriadas para cada realidade. É muito gratificante trabalhar com o Senar porque ao final de cada treinamento é possível observar a satisfação dos participantes ao verem que com sua própria produção pode ser transformada em produtos de qualidade de forma totalmente acessível”, conclui Maria de Fátima.