A Prefeitura de Ibitinga produziu um vídeo, através da Secretaria de Comunicação, para ilustrar quais são os caminhos para o atendimento da população que tem dúvida sobre ter ou não o vírus da COVID-19.
Possuindo os sintomas leves, a população deve ir para as UBS (Unidades Básicas de Saúde), mais conhecidos como os postinhos dos bairros.
Já se possuir os sintomas mas graves, a pessoa deve se encaminhar para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), na Avenida D. Pedro II, em frente ao Corpo de Bombeiros.
Veja o Vídeo produzido para sanar as dúvidas de atendimento AQUI.
Conheça os sintomas das COVID-19:
Sintomas mais comuns:
-febre
-tosse seca
-cansaço
Sintomas menos comuns:
-dores e desconfortos
-dor de garganta
-diarreia
-conjuntivite
-dor de cabeça
-perda de paladar ou olfato
-erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés
Sintomas graves:
-dificuldade de respirar ou falta de ar
-dor ou pressão no peito
-perda de fala ou movimento.
Procure atendimento médico imediato se tiver sintomas graves.
Sempre ligue antes de ir ao médico ou posto de saúde, clínicas ou hospitais.
Em média, os sintomas aparecem após 5 ou 6 dias depois de ser infectado com o vírus. Porém, isso pode levar até 14 dias.
Tratamento
Os medicamentos para o tratamento do COVID-19 deve ser ministrado por um médico. Por isso a importância de procurar ajuda profissional a rede de saúde.
Autocuidados
Se apresentar algum dos sintomas, você deve descansar, beber bastante líquido e comer alimentos nutritivos. Fique em um quarto separado dos outros membros da sua família e use um banheiro dedicado, se possível. Limpe e desinfete as superfícies tocadas com frequência.
Todos devem manter um estilo de vida saudável em casa. Mantenha uma dieta saudável, tenha uma boa noite de sono, permaneça ativo e mantenha o contato social com quem você ama através do telefone ou do Internet. As crianças precisam de mais amor e atenção dos adultos durante este momento difícil. Mantenha a rotina e os horários regulares o máximo possível.
É normal sentir-se triste, estressado ou confuso durante uma crise. Conversar com as pessoas em quem você confia, como amigos e familiares, pode ajudar. Se você se sentir sobrecarregado, fale com um médico ou psicólogo.
Fonte: ONU.