Ibitinga, Terça, 16 de Abril de 2024
Carreata contra o fechamento do comércio foi realizada em Ibitinga
Fase Vermelha permite só atividades essenciais e vendas na modalidade delivery e drive-thru. COVID-19 já fez 66 óbitos
Carreata contra o fechamento do comércio foi realizada em Ibitinga
Foto: Reprodução da redes sociais

  Comerciantes de Ibitinga organizaram e fizeram uma carreata, contra o fechamento do comércio na cidade. O evento começou por volta das 17:30 horas, da quarta-feira 10, e reuniu uma caravana com diversos veículos, inclusive um trio elétrico, que partiram da praça João Abrão, no Jd. Centenário.

   Ibitinga, que se encontra na Fase Vermelha no Plano São Paulo de combate ao coronavírus, possui determinação do funcionamento só de atividades essenciais, como supermercados, farmácias, hospitais, conveniências, etc (ainda com a capacidade reduzida). Das atividades permitidas, só pode acontecer de forma delivery e drive-thru.

    Um decreto municipal (nº 4.872), emitido pela prefeitura no último dia 08, dispõe que o estado de quarentena em Ibitinga seja prorrogado até o dia 07 de março, seguindo determinação do Plano São Paulo de enfrentamento ao COVID-19. Nele há a observação do fechamento das atividades que não são consideradas essenciais. A feirinha do Centro, organizada pela AETI, também está proibida de funcionamento na fase vermelha do plano, como também o comércio em geral.

Alteração das atividades

   Um projeto de lei, protocolizado na sexta-feira 05, na Câmara de Vereadores sugeriu que diversas atividades comerciais de Ibitinga fossem reclassificadas, como atividades essenciais. Sete vereadores da atual legislatura assinaram a autoria do projeto.

   Na terça-feira 09, o Ministério Público de Ibitinga se manifestou contra o projeto de lei proposto pelos vereadores e solicitou a sua retirada de tramitação dos trabalhos do legislativo. O projeto foi retirado, porque houve um entendimento do MP, que as determinações do Plano São Paulo de enfrentamento ao COVID-19, imposto pelo governo do Estado, visa poupar vidas, e neste cenário, as autoridades municipais poderiam apenas endurecer ainda mais as restrições na fase vermelha, não afrouxá-las. 

UTI

   A capacidade da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de Ibitinga já está no limite, segundo dados divulgados pelo Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus.

   Em Ibitinga, até a última quarta-feira 10, data da carreata dos comerciantes, oito (08) pacientes estavam internados na UTI. Dois deles, não foram contabilizados como pacientes de Ibitinga, pois foram contabilizados nas cidades de origens (Américo Brasiliense e Nova Europa).

Morte

  No dia 09, um dia antes da carreata, uma pessoa, de 66 anos morreu, vítima de complicações da COVID-19. Esta foi a 66ª vítima do Coronavírus em Ibitinga na pandemia.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546