O Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga (SRI), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SP), promoveu na última semana, entre os dias 02,03,05 e 06 de setembro, o curso Processamento Artesanal do Leite, que ensinou técnicas para melhoria da qualidade dos produtos derivados do leite feitos em casa.
Segundo a engenheira agrônoma e instrutora do curso Maria de Fátima Caetano Prado, além do ganho de qualidade nesses produtos, que ficam isentos de contaminação, há também o ganho de produtividade, pois trabalhando com controle de temperatura, é possível aumentar o rendimento, fazendo um queijo de 1 kg, por exemplo, com 5 litros de leite, ao invés de 8 ou 10 litros.
“A finalidade do treinamento é produzir em casa derivados do leite com controle de qualidade. A base é aprender a pasteurizar, para eliminar as contaminações de tuberculose, brucelose e coliformes – fecais e totais. A pasteurização é uma técnica necessária que elimina microorganismos e torna o alimento saudável, livre de contaminação e com maior valor nutritivo”, explica a instrutora.
Para a participante do curso e produtora rural, Sônia Grilo, as instruções teóricas e práticas valeram à pena. “Aprendemos muito e interagimos com os outros participantes. A professora ensina com paciência e dedicação e faz com que todos coloquem a mão na massa, a partir disso, levamos para casa muitas experiências boas, para agregar valor no que fazemos diariamente, comentou.
Na foto participantes do curso do SRI aprenderam a pasteurizar e produzir diferentes tipos de queijos.