A Unesp e a Fundação Vunesp, anunciaram hoje (24), o adiamento da 2ª fase do vestibular Unesp 2021, mascada inicialmente para o dia 28 de fevereiro. O motivo anunciado foi a impossibilidade de aplicação de prova, diante do agravamento da pandemia de COVID-19. A nova data da prova será divulgada oportunamente, pela UNESP (Veja o comunicado aqui).
A Unesp ainda alertou que ficam mantidas as datas das provas de habilidades para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Design (FAAC/Bauru) e Artes Cênicas, Arte-Teatro, Artes Visuais, Música Bacharelado e Música Licenciatura (IA/São Paulo), conforme o calendário do Manual do Candidato.
Araraquara
A mudança da prova da 2ª fase do vestibular Unesp de Araraquara para Ribeirão Preto, tem gerando insatisfação entre os 1.582 candidatos que realizariam a prova no município no último domingo (21).
O local de prova passou por mudanças após o aumento do número de casos e a circulação da nova cepa do Coronavírus em Araraquara, e foi anunciada na sexta-feira 19, pela fundação Vunesp.
Os estudantes de Ibitinga, que estão prestando o vestibular, também foram afetados com a mudança.
Defensoria
Por causa do transtorno, a Defensoria Pública recebeu um pedido para que a prova da Unesp possa ser em Araraquara. O vereador de Araraquara, Guilherme Bianco, autor da solicitação, explica que a mudança da prova, atrapalha a vida de estudantes de Araraquara e da região.
"Em meio à pandemia, com o crescimento da crise do Coronavírus em Araraquara e a descoberta de que a nova cepa já assola nosso município que está em lockdown hoje e que outros municípios da nossa região já tomaram medidas mais restritivas para garantir o isolamento social você pegar 1,5 mil estudantes e mandar para Ribeirão Preto fazer o exame você está colocando em risco não só a vida desses estudantes, mas das pessoas que podem ter contato com eles. Então para evitar que os estudantes sejam prejudicados e não possam fazer a prova e para evitar também um problema maior no que diz respeito a pandemia. Efetivamente é muito importante a gente garantir que os vestibulandos possam prestar o vestibular para que tenham o seu sonho de ingressar na universidade pública realizado", explicou o vereador, em entrevista ao site de notícias A Cidade, de Araraquara.
Ribeirão Preto
A Prefeitura de Ribeirão Preto também está preocupada, com a circulação de pessoas para aquele município e estuda medidas, junto com o Ministério Público, para garantir a segurança sanitária, já que a cidade também registrou presença da nova variante do vírus COVID-19.