Os alimentos probióticos podem ser importantes aliados na recuperação do Covid-19. Uma revisão publicada recentemente na Nutrition Research afirmou que o estudo, encontrou informações valiosas sobre como essas bactérias podem ajudar a aumentar a imunidade para combater o vírus.
Essas 'bactérias do bem' são encontradas em diversos alimentos, como iogurte, leite fermentados e queijo, vegetais, entre outros.
Segundo o estudo, os probióticos podem aprisionar o vírus na infecção respiratória, bem como inibir a ligação do vírus ao receptor da célula hospedeira. Em estudos humanos, descobriu-se que os probióticos protegem contra o resfriado comum e a gripe em mais de 50%.
Estudos em camundongos mostraram que os probióticos promovem a eliminação do vírus da gripe e neutralizam a produção de anticorpos. Como resultado, o vírus é eliminado dos pulmões e de outros locais de infecção. Probióticos ajudam a prevenir a infecção e aumentar a função imunológica para reduzir o impacto das infecções virais, especialmente do novo coronavírus. O peptídeo antiviral P18 protegeu camundongos em 80% das infecções e reduziu as cargas virais pulmonares, indicando seu potencial para desenvolvimento posterior.
Alimentos
Probióticos são microrganismos vivos que fornecem vários benefícios à saúde. Isso inclui os gêneros de bactérias Lactobacillus e Bifidobacterium, normalmente presentes em alimentos fermentados. Os Lactobacillus, por exemplo, atuam no sistema imunológico.
Nesse momento de pandemia, o importante é cuidar da saúde intestinal, comendo mais fibras probióticas e alimentos enriquecidos com probióticos para reduzir o risco de doenças graves. Um mix saudável de frutas e vegetais irá contribuir para manter bactérias intestinais saudáveis, podendo ser complementado com kefir, kombucha, iogurtes probióticos e suplementos prescritos por médicos.