Ibitinga, Terça, 16 de Abril de 2024
Ibitinguense lança livro sobre prevenção do abuso sexual infantil
Livro é fruto de uma pesquisa do psicólogo sobre abuso de crianças, e que elas podem ser ensinadas a reconhecer os riscos
Ibitinguense lança livro sobre prevenção do abuso sexual infantil

  No próximo dia 27 (sábado) o  psicólogo ibitinguense Michael Henrique de Souza Lima, lançará, de forma on-line, o seu livro: “A infância fortalecida: teoria e prática na educação sexual infantil”. O lançamento será transmitido pelo Facebook, Youtube e Instagran (veja os endereços no final do texto).

   “A infância fortalecida” reúne o conhecimento adquirido pelo psicólogo no atendimento a crianças, tanto na própria clínica quanto na escola onde trabalha, e uma pesquisa aprofundada sobre este tema que ainda é tabu na sociedade brasileira. Sabe-se que dezenas de milhares de crianças são abusadas anualmente no Brasil, muitas vezes com o conhecimento de familiares e poucas vezes o agressor é punido. Alguns casos recentes que chamaram a atenção da mídia são apenas uma leve amostra do que é constatado diariamente pelos profissionais da saúde e educação e instituições responsáveis pela referida demanda. Na verdade, caso piores podem estar acontecendo neste momento, às vezes com o conhecimento de parentes, mas sem que a situação seja denunciada.

  A questão torna-se mais preocupante ainda porque a educação sexual infantil também é tratada com ressalvas, receios de que, em vez de ajudar, prejudique ou antecipe a questão da sexualidade para as crianças. No entanto, Michael Lima mostra, no seu livro, que bem conduzida ela é capaz de levar a criança a perceber os riscos e os limites presentes no cotidiano, sem necessariamente tratar do sexo em si.

  O livro é dividido em duas partes. A primeira traz as informações sobre o que a sociedade e as autoridades vêm colocando em prática para diminuir o abuso, e as consequências do crime para a vida da criança abusada, bem como forma de identificar possíveis abusos. Na segunda, uma série de atividades organizadas pelo autor faz com que o livro funcione como uma espécie de manual, que por si só permite que profissionais da saúde e educação trabalhem para conscientizar a criança dos riscos que ela podem aparecer no dia a dia – e aumenta a sua autoestima e o conhecimento de si mesma para que se fortaleça e se previna contra os agressores.

 

Serviço

  “A infância fortalecida: teoria e prática na educação sexual infantil”

Lançamento digital: 27 de março de 2021, sábado, às 17h00.

Canais de transmissão: Facebook Psicólogo Lima e Instagram @psicologo.lima

Onde comprar: pela internet no link https://livrariadopsicanalista.com.br/ (livraria de Bauru) ou diretamente com o autor (apenas para retirar em Ibitinga).

   Contato com o autor: E-mail: michael.psi@hotmail.com, Instagram: @psicologo.lima, Canal no Youtube: Michael Lima.

  O psicólogo Michel é Pós-graduado em Psicologia Clínica e

Pós-graduando em Psicologia Escolar, Desenvolvimento e Inclusão.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546