Uma nova variante do novo coronavírus foi registrada em Ibitinga. A confirmação da chamada “variante P1’ (brasileira) confirmou-se pelo Departamento Regional de Saúde de Araraquara (DRS III). A mesma variante circula e é predominante em todas as cidades da região, exceto em Porto Ferreira, onde circula outra variante: a P2.
A confirmação oficial da P1 se deu ontem (31 de março) em ofício aberto emitido pela DRS III. O documento destaca as análises feitas pela Rede Vírus (MCTI), composta por laboratórios, institutos e faculdades especializados.
“A Rede MCTI sequenciou parte do segmento codificante da proteína S de SARS-Cov-2 utilizando-se da técnica de Sanger, que possibilitou identificar a variante”, explicou o ofício.
A possibilidade da nova variante estar em circulação no município de Ibitinga já havia sido cogitada e noticiada em 17 de fevereiro pela Prefeitura de Ibitinga. A matéria descrevia os indícios da nova variante, mediante observação clínica de médicos da cidade.
Saiba mais
A P1 é uma variante de mutação do novo coronavírus que causa a doença Covid19. A presença dela aumenta a preocupação sobre a possibilidade de haver uma segunda onda da Covid19 com saturação ainda maior do sistema de saúde.
A variante, identificada em Manaus pela primeira vez, é mais contagiosa e sua mutação é mais resistente aos anticorpos. O fato pode, segundo especialistas, afetar, inclusive, pessoas que já se recuperaram da doença.
Proteja-se
O plano de vacinação nacional contra o novo coronavírus atua de forma lenta, no Brasil. Dessa forma, a única maneira da pessoa não vacinada se proteger, é manter as medidas sanitárias individuais, como uso de máscara, distanciamento social e higienização sistemática de mãos e de ambientes internos.
Fonte: Prefeitura de Ibitinga