Ibitinga, Sexta, 26 de Abril de 2024
DRS III confirma nova variante do novo coronavírus em Ibitinga e reg
A variante, identificada em Manaus pela primeira vez, é mais contagiosa e sua mutação é mais resistente aos anticorpos
DRS III confirma nova variante do novo coronavírus em Ibitinga e reg

 Uma nova variante do novo coronavírus foi registrada em Ibitinga. A confirmação da chamada “variante P1’ (brasileira) confirmou-se pelo Departamento Regional de Saúde de Araraquara (DRS III). A mesma variante circula e é predominante em todas as cidades da região, exceto em Porto Ferreira, onde circula outra variante: a P2.

  A confirmação oficial da P1 se deu ontem (31 de março) em ofício aberto emitido pela DRS III. O documento destaca as análises feitas pela Rede Vírus (MCTI), composta por laboratórios, institutos e faculdades especializados.

  “A Rede MCTI sequenciou parte do segmento codificante da proteína S de SARS-Cov-2 utilizando-se da técnica de Sanger, que possibilitou identificar a variante”, explicou o ofício.

  A possibilidade da nova variante estar em circulação no município de Ibitinga já havia sido cogitada e noticiada em 17 de fevereiro pela Prefeitura de Ibitinga. A matéria descrevia os indícios da nova variante, mediante observação clínica de médicos da cidade.

Saiba mais

  A P1 é uma variante de mutação do novo coronavírus que causa a doença Covid19. A presença dela aumenta a preocupação sobre a possibilidade de haver uma segunda onda da Covid19 com saturação ainda maior do sistema de saúde.

  A variante, identificada em Manaus pela primeira vez, é mais contagiosa e sua mutação é mais resistente aos anticorpos. O fato pode, segundo especialistas, afetar, inclusive, pessoas que já se recuperaram da doença.

Proteja-se

  O plano de vacinação nacional contra o novo coronavírus atua de forma lenta, no Brasil. Dessa forma, a única maneira da pessoa não vacinada se proteger, é manter as medidas sanitárias individuais, como uso de máscara, distanciamento social e higienização sistemática de mãos e de ambientes internos.

Fonte: Prefeitura de Ibitinga

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546