No último dia 31 de março, a Diretoria Regional de Saúde de Araraquara (DRS III) emitiu um comunicado informando que foi identificado, em exames laboratoriais, que cidades da microrregião de Ibitinga e da região de Araraquara foram os municípios onde foram identificadas as variantes P1 (brasileira) do COVID-19.
Segundo o documento, a nova variante do Coronavírus já foi encontrada em Tabatinga, Ibitinga, Boa Esperança do Sul, Descalvado, Américo Brasiliense, Porto Ferreira, Gavião Peixoto, Rincão, Nova Europa, Trabiju e Dourado. A nota, assinada pela Diretora Técnica Sônia Regina Souza Silva, informa a recomendação que as providências cabíveis sejam tomadas no controle da dispersão das variantes do SARS-CoV-2 em território brasileiro. Em Araraquara, no início deste ano, a variante já havia sido identificada e se tornou notícia em todo o país. Variante, mais agressiva, provoca danos na saúde até dos mais jovens
O documento, que foi originalmente enviado a alta cúpula do SAMS (Serviço Autônomo Municipal de Saúde), acabou sendo enviada pela prefeita Cristina Arantes, para a Câmara de Vereadores, em resposta ao questionamento sobre o assunto, pelo vereador Marco Antônio da Fonseca. O mesmo documento foi a público, na 9ª Sessão Ordinária Legislativa dos vereadores, da última terça-feira 06.