Ibitinga, Sexta, 19 de Abril de 2024
Sindicato Rural está com inscrições abertas para cursos gratuitos
No mês de maio serão ministrados 03 cursos gratuitos na sede da instituição: eletricista, processamento de leite e de cabaça
Sindicato Rural está com inscrições abertas para cursos gratuitos

O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu presidente, Sérgio Quinelato juntamente com sua diretoria executiva em parceria com o Sistema FAESP/ SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo) segue o ano de 2021 com oportunidades incríveis e indispensáveis. Diariamente o número de interessados em capacitação cresce de forma considerável e um dos principais motivos é o fato de que diante da pandemia do Covid-19 muitas pessoas ficaram desempregadas no país. 

  De acordo com notícia divulgada recentemente no Portal G1, o Brasil deverá registrar em 2021 a 14ª maior taxa de desemprego do mundo, após ter ficado em 2020 na 22ª colocação em ranking mundial dos países com os piores patamares de desocupação. É o que aponta levantamento da agência de classificação de risco Austin Ratin, a partir das novas projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a economia global. O cenário é preocupante e em decorrência disso, a capacitação se tornou a melhor opção.

  Nesse sentido, o Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga e o Sistema FAESP-SENAR /SP, tem unido forças e proporcionado cursos com qualidade em diversas áreas. Nos últimos três anos (2018-2020), a entidade já qualificou mais de 900 pessoas e realizou mais de 100 ações e atividades de formação profissional rural e promoção social. Só no ano de 2019 ultrapassou a faixa de 32 cursos e 290 alunos.

  Com foco em qualificar o produtor e o trabalhador rural para atividades profissionais, no mês de maio serão oferecidos na sede da entidade três grandes cursos gratuitos: eletricista, processamento artesanal de leite e artesanato em cabaça. Vale ressaltar que por causa da pandemia do Covid-19 que ainda enfrentamos diversas medidas foram tomadas como: número de participantes reduzidos, uso obrigatório de máscaras, higienização do ambiente, distanciamento entre as pessoas, disponibilização de álcool em gel, etc. 

  Logo nos primeiros dias do mês será ministrado o curso de “Eletricista – Instalações Elétricas (baixa tensão)”. O instrutor irá abordar diversos assuntos entre eles: conhecimento da legislação pertinente para a profissão, identificação de instrumentos, equipamentos de proteção e ferramentas necessárias. Além disso, os participantes conseguiram diferenciar conceitos básicos da eletricidade, elaborar o croqui e fazer toda parte da instalação elétrica. A eletricidade é indispensável em nossa rotina e seu manuseio requer muito conhecimento e responsabilidade, pois qualquer erro pode custar uma vida. A capacitação para o curso está marcada para os dias 04, 05, 06 e 07/05.

   Para Francisco Carlos Raineri de Camargo (conhecido como Fanco), diretor executivo do SRI e ex-aluno do curso de eletricista, a capacitação é primordial. “Eu fiz o curso de eletricista em 2020 e uso com frequência as técnicas que aprendi durante as aulas. Estamos em uma época atípica que elevou o número de pessoas que precisam de capacitação para se manter no mercado de trabalho e também criar uma fonte de renda. O Sindicato Rural em parceria com o Sistema FAESP- SENAR/SP oferece anualmente cursos de diversos seguimentos e todos gratuitos. É uma chance que deve ser aproveitada pelos produtores rurais, empregados rurais e a população de Ibitinga e região. Lembrando que temos cursos em Ibitinga e Tabatinga e que o participante não terá gasto algum, inclusive com alimentação.

  Em seguida, nos dias 11, 12, 13 e 14/05, será a vez do curso de “Artesanato com cabaça – utilitários e decorativos”. O artesanato com cabaças pode se tornar uma fonte de renda atrativa. O objetivo do curso é confeccionar artefatos utilitários e decorativos em cabaça, utilizando as técnicas de modelagem, pintura e corte.

 Já o curso de “Processamento artesanal de leite” será ministrado nos dias 25 a 28 de maio. O objetivo é ensinar como transformar o leite em queijos, bebidas lácteas, fermentados, doces e manteigas por meio de técnicas artesanais. Em 32 horas de duração, divididas em quatro dias com oito horas/aula em cada um, os participantes irão receber orientações sobre a escolha do local apropriado, higiene pessoal, do ambiente de trabalho, dos utensílios e equipamentos, características do leite, procedimentos adequados para alcançar os resultados esperados, e educação nutricional visando a promoção da alimentação adequada e saudável. 

  As ações e atividades institucionais são realizadas de forma teórica atrelada a prática preferencialmente no espaço rural, nos locais de trabalho, de vivência do produtor, do trabalhador rural e familiares. Mas, para que tudo isso seja possível, o SENAR-SP conta com a colaboração dos inúmeros instrutores que atuam na missão de melhorar o dia a dia do agronegócio. Por isso, preza por profissionais qualificados e com planejamento para atender as diversas exigências do mundo rural. 

   Os interessados em participar dos cursos oferecidos pelo Sindicato Rural através de sua parceria com o Sis-tema FAESP/SENAR-SP, devem procurar a sede do sindicato localizado na rua Antônio G.B. de Paula, 149 – centro ou pelo telefone (16) 3342-2435 (falar com Rose). Lembrando que todos os cursos são gratuitos, incluindo a alimentação.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546