Ibitinga, Quinta, 18 de Abril de 2024
Como realizar uma denúncia na Polícia Militar Ambiental?
Denúncias de queimadas, maus tratos de animais, entre outras, podem ser realizadas por telefone, site por aplicativo
Como realizar uma denúncia na Polícia Militar Ambiental?
Queimadas são crimes e causam destruições diversas, de ordem contra o patrimônio e contra a saúde, nesta época do ano

   O site da Secretaria de Infraestrutura e Maio Ambiente, ligado a Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB), disponibilizou um resumo de como o cidadão pode realizar denúncias e obter informações sobre o resultados das operações em prol de verificar tais denúncias.

    Segundo o resumo do explicativo, contido no site da CFB, a denúncia é o modo pelo qual se leva ao conhecimento da autoridade ambiental o cometimento de ato lesivo ao meio ambiente.   

   A Denúncia é um importante instrumento de controle e preservação ambiental, na medida em que contribui com os órgãos e autoridades responsáveis na tarefa de reduzir, combater e prevenir a ocorrência de infrações contra o meio ambiente. 

   No Estado de São Paulo, as denúncias relacionadas a crimes ambientais são registradas e controladas por um sistema orgânico que integra as Secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente e da Segurança Pública, através da Polícia Militar Ambiental, possibilitando agilidade na comunicação, resposta e acompanhamento das medidas adotadas. 

    Qualquer cidadão pode registrar uma denúncia relacionada a crimes e demais infrações contra o meio ambiente, tendo seu anonimato garantido pelo Estado. Deverá para tanto informar seus dados pessoais – nome, telefone, e-mail e endereço –, sempre mantidos em sigilo, mas essenciais para que se possa comunicá-lo a respeito dos encaminhamentos dados à denúncia apresentada.  

Para se efetuar uma denúncia é necessário estar munido das seguintes informações essenciais: 

→ LOCALIZAÇÃO DO FATO: É importante que o denunciante apresente dados precisos sobre a localização do fato objeto da denúncia a ser apurada, incluindo endereço, pontos de referência e outras informações de algum modo úteis na identificação do local, necessárias principalmente no caso de áreas rurais. 

→ DESCRIÇÃO DO FATO: Deverão ser indicados dados tão claros e precisos quanto possível sobre o fato denunciado, como a espécie de agressão ambiental que está ocorrendo ou ocorreu (queimada, soltura de balões, caça, desmatamento, etc.), ou sua caracterização detalhada.  

Observe-se que a riqueza de detalhes é fundamental para que a fiscalização possa situar com agilidade e precisão o local da ocorrência.  Por vezes, a insuficiência dos dados impossibilita ou retarda o atendimento da denúncia

As denúncias poderão ser feitas por meio dos seguintes canais: 

Pelo celular: Aplicativo Denúncia Ambiente, disponível para  Android e IOS

Pelo site:  http://denuncia.sigam.sp.gov.br/

Por telefone: Contate a unidade do Policiamento Ambiental mais próxima. Consulte os telefones aqui

Denúncias de maus tratos a animais domésticos deverão ser feitas pelo site da DEPA – Delegacia Eletrônica de Proteção Animal:  https://www.ssp.sp.gov.br/depa/DEPA/Denuncia

   ATENÇÃO: em caso de emergência, ligue no número 190, da Polícia Militar. 

   Ao registrar uma denúncia via aplicativo ou site, o cidadão poderá acompanhar o andamento do processo, tendo acesso à resposta e ao resultado da fiscalização.

 

Telefone da PM Ambiental de Ibitinga:

4º BATALHÃO 4ª CIA 2º PEL 1ª BASE

Rua José de Paula Souza, 400.
Jd Eldorado - Ibitinga
CEP.14940-000
Fone: (16) 3342-4221 
4bpamb4cia2pelibitin@policiamilitar.sp.gov.br

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546