O município de Ibitinga vacinará pessoas acima de 50 anos que estiverem cadastradas no www.vacinaja.sp.gov.br. O cronograma a começa na quarta-feira (16) pelas idades de 58 e 57 anos, e segue “descendo” as faixas etárias até sábado (19), conforme o cronograma abaixo:
Quarta-feira (16): 58 e 57 anos (das 9h às 15h)
Quinta-feira (17): 56 e 55 anos (das 9h às 15h)
Sexta-feira (18): 54 e 53 anos (das 9h às 15h)
Sábado (19): 52, 51 e 50 anos (das 9h às 16h)
PRECISA SE CADASTRAR
Para se vacinar, o SAMS pede para que as pessoas façam o cadastro de seus nomes no site www.vacinaja.sp.gov.br(CLIQUE AQUI). Não é preciso imprimir o comprovante.
“Esse cadastro registra as informações pessoais do vacinante, que ficam à disposição das equipes de saúde de Ibitinga para validar a imunização”, indicou Queila Pavani, diretora do SAMS
LOCAL DA VACINA
Segundo a coordenadora de imunização do município de Ibitinga, Amanda Lambert, a imunização acontece no Pavilhão Permanente de Exposições, onde “a logística de atendimento é feita em amplo espaço organizado”.
“No Pavilhão, as equipes de profissionais da saúde, junto aos voluntários, organizam as filas dentro de um local espaçoso que possibilita, inclusive, a vacinação em drive-thru. Ou seja, as pessoas tomam a vacina sem sair do carro”, detalhou a enfermeira Amanda.
Segundo a coordenadora, o cronograma por faixa etária ao longo dos dias evita aglomerações de pessoas, “ao mesmo tempo que otimiza a segurança sanitária do ambiente”, concluiu.
OUTROS GRUPOS
O SAMS continua, também, a vacinação de outros grupos prioritários que já tiveram suas datas anunciadas: professores, profissionais da saúde, caminhoneiros, idosos, gestantes/puérperas sadias ou pessoas com comorbidades acima de 18 anos.
------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
De acordo com as regras municipais, as pessoas com comorbidades (doenças crônicas), devem comprovar a doença, PREFERENCIALMENTE, por meio de carta médica. "O SAMS disponibilizou um modelo em todas as unidades de saúde, que pode ser levado ao médico, que já possui a orientação técnica de como proceder em relação ao preenchimento da carta", informou Amanda Lambert, coordenadora da vigilância epidemiológica de Ibitinga.
Outros documentos que poderão comprovar a situação de comorbidade serão analisados, pois "para cada comorbidade, existe um grau de gravidade preconizado pelo Ministério da Saúde, e as especificações de cada doença são determinantes para o direito à vacina", orientou Roberto Gonella, gestor executivo do SAMS.
Gonella ressalta que a preferência para uso da carta médica é agilizar o processo de vacinação, bem como evitar possíveis tentativas de enganos ou fraudes no processo de vacinação.
-------------------------------------------------------------------------------
*REGRAS
Toda pessoa do grupo de comorbidades com direito à vacina deve comprovar sua condição de saúde por meio preferencial de fotocópia de carta médica. Em caso de outros documentos comprobatórios, o SAMS analisará caso a caso. Beneficiários do BPC Social devem apresentar cópia comprovante do benefício.
As comorbidades permitidas para esta fase foram listadas, como segue a seguir:
DOENÇAS CARDIOVASCULARES:
- insuficiência cardíaca;
- cor-pulmonares e hipertensão pulmonar;
- cardiopatia hipertensiva;
- síndromes coronariana;
- valvopatias;
- miocardiopatias e pericardiopatias;
- doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas;
- arritmias cardíacas;
- cardiopatias congênitas no adulto;
- próteses vasculares e dispositivos cardíacos implantados.
DOENÇAS CRÔNICAS:
- diabetes mellitus;
- pneumopatias crônicas graves;
- hipertensão arterial resistente;
- hipertensão arterial estágio 3;
- hipertensão arterial 1 e 2 com lesão em órgão alvo;
- doença cerebrovascular;
- doença renal crônica;
- pacientes oncológicos;
- anemia falciforme;
Fonte: Prefeitura de Ibitinga