Ibitinga, Sexta, 26 de Abril de 2024
Sindicato Rural finaliza curso de operação e manutenção de tratores
Três cursos acontecerão este mês: módulo 01 e 02 dos cursos de hidráulica e operação de máquinas agricultura de precisão
Sindicato Rural finaliza curso de operação e manutenção de tratores

O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu presidente, Sérgio Quinelato juntamente com sua diretoria executiva em parceria com o Sistema FAESP/SENAR-SP informa que na primeira semana de maio foi finalizado o primeiro curso do mês de junho de 2021.

 O curso “Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas” foi ministrado na sede do Sindicato Rural de Ibitinga e é um entre tantos programas, projetos e cursos das áreas de Formação Profissional e Promoção Social do SENAR-SP, que estão sempre em busca de capacitar tanto o trabalhador quanto o produtor rural para realizar tarefas diárias do campo com qualidade e segurança.

Durante as aulas teóricas e práticas os alunos receberam orientações a respeito de diversos assuntos como: componentes dos tratores agrícolas de pneus, funcionamento do sistema de transmissão, manutenção de vários sistemas como: alimentação de ar, alimentação de combustível, lubrificação do motor, arrefecimento do motor, de transmissão, hidráulico do trator, de direção, do eixo dianteiro, freios, parte elétrica e sistema de rodados. 

Os participantes também debateram outros temas importantes: pontos de lubrificação do trator, componentes dos tratores agrícolas, painel de instrumentos de controle, comandos de operações, tipos de sistema hidráulico, lastragem, a bitola, classificações dos pneus, regulagens do sistema de acoplamento, operação e normas de segurança na operação (NR. 6 e NR 31). 

É importante salientar que devido à pandemia do COVID-19 que ainda estamos enfrentando o número de participantes dos cursos realizados continua restrito. Esta entidade se preocupa com a saúde de todos. Nesse contexto, as capacitações ministradas no Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga seguem a legislação vigente do município e permanecem com as regras de prevenção como: uso de álcool em gel, mascaras, sem aglomerações, entre outros cuidados pertinentes.

 

PRÓXIMOS CURSOS

Ainda neste mês, vários treinamentos irão acontecer. O próximo curso será o de “Hidráulica – Rede de Água – Modulo 01” agendado para os dias 15 a 18 de junho. O objetivo é ensinar como instalar a rede de água em residências e instalações rurais. No conteúdo programático os alunos poderão aprender sobre: história da água, definições que englobaram temas como: força, medidas de força, medidas de pressão – hidráulica, estática, dinâmica e de serviço, golpe de aríete, interpretação de projetos, ferramentas utilizadas, turbos e conexões – PVC, galvanizado, cobre e CPVC-PPR, rede de abastecimento, rede de água fria (residencial), técnicas de instalação, técnicas de reparo e limpeza geral. 

Já nas datas de 21/06, 22/06 e 23/06 será ministrado o “Curso de operação de máquinas agrícolas em agricultura de precisão”. A finalidade deste treinamento é ensinar como operar maquinas agrícolas utilizando equipamentos tecnológicos em agricultura de precisão. Nas aulas serão abordados temas como: agricultura de precisão, sistema de navegação global por satélite GNSS, operação com barras de luzes, operação com o piloto automático, operação o controle automático de seções, monitoramento de colheita, entre outros. 

Ademais, para finalizar o mês com chave de ouro, o Sindicato Rural através de sua parceria com o Sistema FAESP/SENAR-SP irá oferecer o “Módulo 02 do curso de hidráulica (rede de esgoto) ” com o propósito de ensinar como instalar a rede de esgoto em residências e construções rurais. O curso será ministrado nos dias 28/06, 29/06, 30/06 e 01/07. Durante a programação o instrutor ensinará aos participantes tudo sobre rede de esgoto doméstico na área rural, tratamento de esgoto, águas pluviais, técnicas de instalação, bacia sanitária com caixa acoplada, técnicas de reparo e limpeza geral. Enfim, todos os cursos terão grande importância e conteúdo bem abrangente.

 

Parceria SENAR-SP e Sindicato Rural

Há várias décadas o Sindicato Rural segue em parceria com SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo). Nos últimos três anos (2018-2020), a entidade já qualificou mais de 900 pessoas e realizou mais de 100 ações e atividades de formação profissional rural e promoção social. Só no ano de 2019 ultrapassou a faixa de 32 cursos e 290 alunos.

        Vale destacar que integrado ao sistema FAESP, o SENAR-SP já qualificou mais de 4 milhões de pessoas (1993-2018). As ações e atividades institucionais são realizadas de forma teórica atrelada a prática preferencialmente no espaço rural, nos locais de trabalho, de vivência do produtor, do trabalhador rural e familiares. Mas, para que tudo isso seja possível, o SENAR-SP conta com a colaboração dos inúmeros instrutores que atuam na missão de melhorar o dia a dia do agronegócio. Por isso, preza por profissionais qualificados e com planejamento para atender as diversas exigências do mundo rural. 

O Sindicato Rural em parceria com sistema FAESP/SENAR-SP oferece cursos em Ibitinga e Tabatinga. Para mais informações, basta entrar em contato com o Sindicato Rural de Ibitinga localizado na rua Antonio G.B. de Paula, 149 - centro, telefone 16 3342-2435 (falar com Rose) ou na extensão de base em Tabatinga localizado na rua Alfredo Benelli, 644 - centro, telefone 16 3385-2146 (falar com Abraão). Lembrando que todos os cursos são gratuitos, incluindo a alimentação.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546