Ibitinga, Quinta, 18 de Abril de 2024
Sindicato Rural realiza curso de agricultura de precisão
Curso é sobre operação de máquinas agrícolas em agricultura de precisão
Sindicato Rural realiza curso de agricultura de precisão

   O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu presidente, Sérgio Quinelato juntamente com sua diretoria executiva em parceria com o Sistema FAESP/SENAR-SP informa que nos dias 21, 22 e 23 junho será ministrado um dos cursos mais importante do ano: “operação de máquinas agrícolas em agricultura de precisão”.

   A finalidade deste treinamento é ensinar como operar máquinas agrícolas utilizando equipamentos tecnológicos em agricultura de precisão. Nas aulas serão abordados temas como: agricultura de precisão, sistema de navegação global por satélite GNSS, operação com barras de luzes, operação com o piloto automático, operação o controle automático, monitoramento de colheita, entre outros. 

   É importante salientar que devido à pandemia do COVID-19 que ainda estamos enfrentando o número de participantes dos cursos realizados continua restrito. Esta entidade se preocupa com a saúde de todos. Nesse contexto, as capacitações ministradas no Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga continuam respeitando a legislação vigente do município e mantendo as regras de prevenção como: uso de álcool em gel, máscaras, sem aglomerações, entre outros cuidados pertinentes.

   O Sindicato Rural em parceria com sistema FAESP/SENAR-SP oferece cursos em Ibitinga e Tabatinga. Para mais informações, basta entrar em contato com o Sindicato Rural de Ibitinga localizado na rua Antonio G.B. de Paula, 149 - centro, telefone 16 3342-2435 (falar com Rose) ou na extensão de base em Tabatinga localizado na rua Alfredo Benelli, 644 - centro, telefone 16 3385-2146 (falar com Abraão). Lembrando que todos os cursos são gratuitos, incluindo a alimentação.

 

Uso de GNSS na agricultura

    Os avanços tecnológicos aplicados à agricultura permitem maior confiabilidade da plantação, monitoramento de todo o campo e gestão de todos os recursos utilizados. O GNSS, por exemplo, é utilizado para direcionamento de máquinas agrícolas, isto é, barra de luz e piloto automático. As barras de luz consistem em um receptor GNSS que usa a definição de uma linha de trabalho a partir de uma primeira passada e da largura de trabalho da máquina, definindo, assim, linhas paralelas a serem seguidas pelo operador da máquina. Para tal, as luzes de uma barra de LEDs (daí o nome barra de luz) se acendem conforme a máquina desvia das linhas programadas, indicando ao operador a direção a se tomar para corrigir a trajetória. Tal sistema é muito utilizado em adubadoras a lanço e pulverizadores. Outro grande uso de GNSS na agricultura de precisão é a amostragem georreferenciada de plantas, pragas ou solo.

   Já o direcionamento por meio do sistema de piloto automático faz com que a máquina agrícola não dependa do operador para direcionar a máquina durante a operação na lavoura. Esse controle pode ser feito por atuadores eletro-hidráulicos diretamente nas rodas, por um motor na coluna de direção ou mesmo por atrito. Com isso, o operador da máquina pode monitorar as outras funções e os ajustes da máquina, geralmente tomando o controle apenas nas manobras de cabeceira.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546