Ibitinga, Sexta, 26 de Abril de 2024
Sindicato Rural realizou primeiro curso no município de Iacanga
Curso aconteceu em parceria com o Sistema FAESP/ SENAR-SP
Sindicato Rural realizou primeiro curso no município de Iacanga
Foto: Divulgação assessoria de imprensa

O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu presidente, Sérgio Quinelato juntamente com sua diretoria executiva em parceria com o Sistema FAESP/  SENAR-SP informa que representantes do sindicato, em janeiro, firmou parceria com o objetivo levar oportunidades para o município de Iacanga através de uma reunião com o prefeito de Iacanga-SP, Eli Doniseti Cardoso. Participaram do encontro a coordenadora do Senar-SP de Ibitinga e Tabatinga, Rosilene de Fátima da Silva (conhecida como Rosi), a colaboradora do projeto do município de Iacanga, Renata Cristina Casarin dos Santos Reis e a assessora de comunicação e representante oficial do presidente do Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga, Stefânia Gomes. A iniciativa da parceria partiu do Sistema FAESP/SENAR-SP através de seu superintendente, Marco Antônio Biral. 

  O primeiro curso contemplado na cidade de Iacanga-SP foi o de “Eletricista - instalações elétricas (baixa tensão)”. A capacitação aconteceu na semana passada e foi ministrado pelo instrutor “João Manoel dos Santos Reis”. O instrutor abordou diversos assuntos entre eles: conhecimento da legislação pertinente para a profissão, identificação de instrumentos, equipamentos de proteção e ferramentas necessárias. Além disso, os participantes conseguiram diferenciar conceitos básicos da eletricidade, elaborar o croqui e fazer toda parte da instalação elétrica. A eletricidade é indispensável em nossa rotina e seu manuseio requer muito conhecimento e responsabilidade, pois qualquer erro pode custar uma vida. Vale ressaltar que os alunos formados, receberam certificado válido para todo o território nacional.

 É a primeira vez que o sistema FAESP/SENAR-SP e o Sindicato Rural levam um curso de capacitação para a cidade de Iacanga-SP; há também grande interesse da Prefeitura do Município em formar profissionais que poderão atuar na própria cidade ou em municípios próximos. 

  João Manoel dos Santos Reis, engenheiro eletricista e instrutor há mais de 18 anos, relatou como foi ministrar o primeiro curso em Iacanga-SP. “O curso de elétrica é sempre muito bem aproveitado pelos participantes e em Iacanga-SP não foi diferente. Os participantes estavam muito motivados e necessitados dessa capacitação, mesmo porque alguns alunos trabalham em construtoras e a parte elétrica era deficiente. Com a capacitação concluída as pessoas terão a chance de atender as necessidades do ramo, desenvolver e crescer. O curso de elétrica foi primordial e os alunos diversos assuntos, entre eles, a distribuição da rede elétrica, a altura das caixinhas, as principais instalações (interruptor, tomada, disjuntor, etc), ou seja, tudo de uma casa o pessoal aprende, diz João Manoel.

  Valdecir de Andrade, participante do curso de elétrica, destaca que a capacitação aconteceu em um ótimo momento. “Fiz o curso de elétrica através do Sindicato Rural e SENAR-SP e posso afirmar que o foi uma capacitação importante para muitos, pois tivemos a chance de abranger ainda mais nosso campo profissional. A nossa cidade precisava de oportunidade como esta e o bom é que o SENAR-SP é reconhecido em todo território brasileiro. Aproveitei ao máximo tudo o que foi ensinado pelo instrutor e pretendo fazer outros cursos que virão para o nosso município, pois acredito que o conhecimento acumulado torna o profissional uma pessoa de destaque, enfatiza Valdecir. 

   O aluno Luiz Carlos Ribeiro ressalta sobre a importância do curso que foi ministrado na última semana. “O curso de eletricista foi uma experiência satisfatória para todos. Eu trabalho no ramo de refrigeração e agora vou ter um conhecimento a  mais, ou seja, uma ótima oportunidade na minha área de trabalho. Por exemplo, ao ir na casa de alguém consertar um freezer, com tudo o que aprendi, não preciso mais ficar restrito só ao defeito do aparelho, posso analisar se a deficiência não abrange também a parte elétrica e chegar a um parecer mais completo ao cliente. Então, esse curso foi importante para minha profissão e vai me ajudar. Agradeço ao Sindicato Rural e espero mais cursos bom como este, mesmo porque, nossa cidade precisa muito de oportunidades como esta, tem muitas pessoas que precisam se capacitar, conclui Luiz Carlos.

 Para o instrutor João Manoel a atitude do Sindicato Rural em parceria com o sistema FAESP/SENAR-SP de compartilhar conhecimentos para outros municípios é de grande de grande valia. “Capacitar pessoas para que elas possam ter uma oportunidade no mercado de trabalho é o meu objetivo e faço isso com muito orgulho. Fico muito satisfeito em ministrar aqui na cidade de Iacanga-SP e posso dizer que novamente o sindicato rural superou minhas expectativas positivamente pois junto com o SENAR-SP conseguiram abraçar mais um município. Na vida, meu lema sempre foi que o conhecimento não ocupa espaço e quando você ensina uma coisa positiva para alguém faz com que esta pessoa se torne um ser humano melhor. Por isso, acredito que os cursos do SE-NAR-SP é o melhor caminho para transformar esse lema em realidade, ressalta João Manoel.

   É importante salientar que devido à pandemia do COVID-19 que ainda estamos enfrentando o número de participantes dos cursos realizados continua restrito. Esta entidade se preocupa com a saúde de todos. Nesse contexto, as capacitações ministradas no Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga continuam respeitando a legislação vigente do município e mantendo as regras de prevenção como: uso de álcool em gel, máscaras, sem aglomerações, entre outros cuidados pertinentes.

   O Sindicato Rural em parceria com sistema FAESP/SENAR-SP oferece cursos em Ibitinga e Tabatinga. Para mais informações, basta entrar em contato com o Sindicato Rural de Ibitinga localizado na rua Antônio G.B. de Paula, 149 - centro, telefone 16 3342-2435 (falar com Rose) ou na extensão de base em Tabatinga localizado na rua Alfredo Benelli, 644 - centro, telefone (16) 3385-2146 (falar com Abraão). Em Iacanga, falar com Renata, no telefone (14) 99656-3125. Lembrando que todos os cursos são gratuitos, incluindo a alimentação.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546