O período sem chuva durante os meses de inverno causam uma diminuição nas reservas de água e baixa recuperação dos mananciais. Em Ibitinga foi notada uma diminuição de águas nos poços de captação de água, durante o serviço de manutenção desses poços, segundo relato do gestor executivo do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) Frauzo Ruiz Sanches, nas redes sociais.
O poço do Jd. Idalina, por exemplo, segundo Frauzo, foi constatada a redução em 32 metros do nível de água no poço, o que precisou a instalação de 6 barras de canos para enviar a bomba de captação mais abaixo. Os novos canos foram adquiridos e instalados na semana passada.
Durante a crise de falta de água, presenciada em Ibitinga neste mês, uma das saídas para amenizar a falta de águas nos lares foi o remanejamento de água entre os bairros, o que reforçou a necessidade de economizar água, nos bairros que sediam a água e os bairros que recebiam.
Entre as medidas, foi proposto para a população, a economia e o uso racional de água, como evitar lavar o carro com mangueira de água, fechar bem as torneiras, ficar atento a vazamentos, entre outras ações.