Ibitinga, Sábado, 20 de Abril de 2024
Bauru confirma 1º caso de variante Delta; Marília tem 02 casos
Mulher de 54 anos, não vacinada com nenhuma dose, apresentou apenas desconforto respiratório e não foi internada
Bauru confirma 1º caso de variante Delta; Marília tem 02 casos
Foto: Reprodução da Internet

   A Prefeitura de Bauru (SP) confirmou na tarde desta quarta-feira (25) o primeiro caso positivo na cidade da variante delta do coronavírus. Com isso, a cidade se torna a quarta do centro-oeste paulista a registrar a presença dessa variante. 

   O caso detectado estava entre os resultados recebidos de análise genômica de amostras de Sars-Cov-2 de pacientes da cidade, feita pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo. 

    A paciente é uma mulher de 54 anos, com exame realizado no dia 2 de agosto e notificação de confirmação do caso em 9 de agosto. A paciente apresentou desconforto respiratório e não foi internada. 

    A investigação finalizada nesta quarta-feira (25) pela Vigilância Epidemiológica verificou que a paciente é moradora de Bauru, mas esteve fora do município antes de manifestar os sintomas. A mulher não tinha recebido nenhuma dose de vacina da Covid-19.

    A Secretaria Municipal de Saúde informou que seguirá com o trabalho de monitoramento de casos, com o envio de amostras para análise pelo Instituto Adolfo Lutz.

    Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que a última atualização de casos confirmados e investigados da variante delta é do último dia 23 e que, portanto, ainda não confirma a presença dessa variante em Bauru. 

    A prefeitura ressalta que a prevenção da doença segue a mesma, com a importância de todas as pessoas tomarem as duas doses da vacina, e ainda manterem os cuidados como uso de máscara, higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel, e evitar aglomerações. 

Outros casos 

   A Prefeitura de Marília também confirmou na manhã desta quarta-feira mais dois novos casos da variante delta, de acordo com resultados de exames enviados pelo Instituto Adolfo Lutz. Agora, já são três casos na cidade, já que o primeiro havia sido confirmado no último dia 13. 

   Os casos aconteceram numa mesma família, sendo uma avó de 59 anos e o neto de 10 anos de idade. O neto começou a ter sintomas no dia 1º de agosto e a avó dois dias depois, sendo imediatamente monitorados pela equipe da Secretaria Municipal da Saúde. Ambos estão passando bem, tendo inclusive já terminado o período da quarentena de 14 dias. 

    Como a avó e o neto não saíram de Marília e não tiveram contato com pessoas de outras localidades, a prefeitura alerta a todos que a variante delta está presente no município e reforça os cuidados que a população deve manter. 

   Além de Marília, Botucatu também teve um caso da variante delta do coronavírus identificado na última quarta-feira (18). 

   Já em Ibirarema foram dois casos registrados que entraram para lista de confirmação do estado de SP.    A divulgação foi feita pela prefeitura no dia 7 de agosto. Os exames foram confirmados pelo Instituto Adolfo Lutz e os pacientes já tiveram alta médica e estão curados. A prefeitura não informou a idade das pacientes e se eles já haviam se imunizado.

Mais transmissível

   Estudos recentes vêm apontando que essa nova versão do coronavírus é muito mais transmissível, mas um relatório interno vazado do CDC(Centros de Controle e Prevenção de Doenças), órgão ligado ao Departamento de Saúde dos EUA, chegou a novas constatações que preocupam as autoridades de saúde em todo o mundo. 

   O documento mostrou que a delta se espalha muito mais rápido, tem maior probabilidade de infectar vacinados e pode desencadear doenças mais graves nos não vacinados em comparação com todas as outras variantes de coronavírus conhecidas.

Fonte: G1 / TV TEM

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546