O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu presidente, Sérgio Quinelato juntamente com sua diretoria executiva em parceria com SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo) informa que representantes do sindicato participaram em janeiro deste ano (2021) de uma reunião com o prefeito de Iacanga-SP, Eli Doniseti Cardoso e firmaram parceria com a finalidade de levar oportunidades para o município. A iniciativa da parceria partiu do Sistema FAESP/SENAR-SP através de seu superintendente, Marco Antônio Biral.
De acordo com Sérgio Quinelato, presidente do Sindicato Rural, levar cursos para Iacanga-SP é primordial. “O Sindicato Rural e o Senar-SP estão sempre preocupados em proporcionar cursos atualizados para a capacitação do homem do campo. A cidade de Iacanga precisava desse apoio, pois é de suma importância que os profissionais se qualifiquem para que eles possam executar suas atividades com maior clareza, precisão e segurança. Existem diversos cursos disponibilizados pelo Senar-SP e muitos deles trazem a qualidade necessária que o participante precisa. Agradeço a parceria com o prefeito de Iacanga, 'Eli Donizete Cardoso' e demais colaboradores do município. Também agradeço o apoio do Sistema FAESP/SENAR-SP através de seu superintendente, 'Marco Antônio Biral'. Sei que juntos podemos mudar a realidade no setor rural através dos treinamentos oferecidos no decorrer do ano” finaliza Sérgio.
Na semana passada foi finalizado com sucesso o terceiro curso ministrado no município de Iacanga. A capacitação foi voltada para bovinocultura de corte – aplicação de medicamentos e vacinas. O curso foi ministrado pelo instrutor Kleber Brandão de Godoy, formado pela faculdade de medicina veterinária Otávio Bastos em São João da Boa Vis-ta-SP há 24 anos e instrutor do SE-NAR-SP há 23 anos.
Durante o treinamento os alunos puderam aprender sobre principais doenças por vírus, bactérias, fungos, parasitos, entre outros. Outros assuntos abordados durante as aulas foram: a contenção animal, materiais /produtos utilizados para aplicação de medicamentos e vacinas, vias e locais de aplicação (oral, intramuscular, endovenosa, cutânea ou subcutânea) e manutenção da seringa (desmontagem, lavagem, desinfecção, esterilização e montagem/ lubrificação). A finalidade do curso foi ensinar aos participantes as técnicas corretas para aplicar medicamentos e vacinas.
Para Nathan Garbo, produtor rural do município de Iacanga-SP, o curso de bovinocultura é primordial para criadores de gado de corte. “Produzir carne de qualidade se tornou um dos principais desafios dos pecuaristas. Por isso, precisamos ter conhecimento para aplicar as técnicas corretamente e obtermos uma produção de qualidade com a finalidade de suprir as necessidades do mercado consumidor exigente que temos hoje. É ai que entra a importância deste tipo de curso”, enfatiza Nathan.
O Sindicato Rural em parceria com sistema FAESP/SENAR-SP oferece cursos em Ibitinga e Tabatinga. Para mais informações, basta entrar em contato com o Sindicato Rural de Ibitinga localizado na rua Antônio G.B. de Paula, 149 - centro, telefone 16 3342-2435 (falar com Rose) ou na extensão de base em Tabatinga localizado na rua Alfredo Benelli, 644 - centro, telefone 16 3385-2146 (falar com Abraão) Em Iacanga, falar com Renata, no telefone (14) 99656-3125. Lembrando que todos os cursos são gratuitos, incluindo a alimentação.
Cursos Anteriores
O primeiro curso ministrado no município de Iacanga-SP foi o de “Eletricista - instalações elétricas (baixa tensão)”. A capacitação foi ministrada pelo instrutor “João Manoel dos Santos Reis”. No curso foram abordados diversos assuntos como: conhecimento da legislação pertinente para a profissão, identificação de instrumentos, equipamentos de proteção e ferramentas necessárias. Além disso, os participantes conseguiram diferenciar conceitos básicos da eletricidade, elaborar o croqui e fazer toda parte da instalação elétrica. Vale ressaltar que a eletricidade é indispensável em nossa rotina e seu manuseio requer muito conhecimento e responsabilidade, pois qualquer erro pode custar uma vida. Os alunos formados receberam certificado válido para todo o território nacional.
Em julho, foi à vez do curso de “Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas”. As aulas foram destinadas aos produtores, trabalhadores rurais e interessados na aprendizagem da correta forma de se operar e fazer a manutenção preventiva da máquina agrícola. Durante as aulas os participantes puderam aprender mais sobre a operação de tratores agrícolas, preparo de solo, como aração, gradagem, roçagem, entre outras formas, bem como a correta condução das máquinas, e os cuidados tanto nas operações como na manutenção das máquinas agrícolas, como troca de filtros, lubrificação e mecânica.