Ibitinga, Terça, 23 de Abril de 2024
Agricultura segue com cenário negativo e governo libera crédito
Para solicitar o crédito, o produtor ou associado deve procurar os Escritórios de Desenvolvimento Rural
Agricultura segue com cenário negativo e governo libera crédito

 O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu presidente, Sérgio Quinelato juntamente com sua diretoria executiva informa que o ano de 2021 foi marcado por inúmeros fatores que influenciaram negativamente a agricultura brasileira. Geada, seca intensa, falta de chuva e pandemia Covid-19 são as principais causas do cenário preocupante que os produtores rurais ainda enfrentam. 

  Sobre os grãos, por exemplo, depois de dois anos de recorde, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projetou recentemente uma queda na safra de 2020/ 2021. A expectativa é de que sejam produzidas 254 milhões de toneladas, 1,2% a menos do que na safra anterior. Mesmo com o aumento de 4% na área plantada, a redução na produção se deve à queda na produtividade por causa da estiagem nas principais regiões produtoras e das geadas. Economistas alertam que parte desses eventos climáticos poderá influenciar negativamente nos preços.

 Para Sérgio Quinelato, presidente do Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga, a agricultura passa por um dos piores momentos. “É preocupante o que os produtores rurais têm enfrentado. Com todos os fatores que aconteceram nos últimos tempos (estiagem, geada e pandemia), mesas brasileiras também são afetadas, pois tudo é um ciclo. Muitos setores como a produção de milho, café, hortaliças e laranja tiveram prejuízos e consequentemente seus valores para o consumidor final foi elevado. Como o milho é usado na ração de bovinos, suínos e, principalmente, frangos, o preço desses itens também seguirá pressionado. Eu, como produtor e presidente do Sindicato Rural, fico preocupado com o futuro incerto que enfrentamos e busco o melhor para os meus aliados de campo. Por isso, estou sempre em busca de solução e informação para que os produtores rurais consigam um pouco de conforto”, ressalta Sérgio. 

  Vale lembrar que no segundo semestre do ano passado, produtores de soja atrasaram em cerca de um mês o plantio do grão por falta de chuvas. Isso levou a uma produção menor do principal produto agrícola exportado pelo País, e adiou também o cultivo do milho, que é plantado na entressafra da soja. Com isso, a Conab projetou uma quebra de 15,5% nas colheitas. A primeira safra, de verão, está projetada em 24,9 milhões de toneladas, 11% abaixo da safra anterior. A segunda safra, tradicionalmente chamada de "safrinha", deve ser de 60,32 milhões de toneladas, 19,6% abaixo da de 2020.

Saiba mais sobre o “CRÉDITO EMERGENCIAL” 

  O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu presidente, Sérgio Quinelato juntamente com sua diretoria executiva informa que foi disponibilizado um crédito emergencial através do governo do estado de São Paulo emitido pela deliberação CO-5, de 17/09/2021 destinado a produtores rurais, associações e cooperativas. 

  Os recursos serão do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap) por meio da Desenvolve-SP, para custeio emergencial, despesas para manutenção e recuperação da produção agropecuária, prejudicada pela dificuldade de comercialização dos produtos, consequência dos efeitos da Pandemia da Covid-19, ou por sinistros climáticos decorrentes de seca, ocorridos no ano de 2021, ou sinistros climáticos decorrentes das geadas, ocorridas nos meses de junho, julho e agosto de 2021, a serem realizadas durante o Ano Agrícola 2021/2022.

   Vale ressaltar que o financiamento poderá ser solicitado até 31/12/2021, junto aos Escritórios de Desenvolvimento Rural e respectivas Casas da Agricultura, da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável – CDRS. Os valores vão até R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) para os produtores rurais e até R $ 1.500.000,00 (um milhão e meio de reais) para as associações e cooperativas. A taxa de juros é de 1% ao ano. Lembrando que o prazo mínimo de financiamento é de 12 meses e o prazo de pagamento pode se estender em até 72 meses, incluída a carência de até 24 meses.

   Para solicitar o crédito, o produtor ou associado deve procurar os Escritórios de Desenvolvimento Rural (EDRs) e as Casas da Agricultura (CAs) espalhadas por todo o Estado de São Paulo. A EDR responsável pelos produtores de Ibitinga é a de Jaboticabal localizada na Avenida Treze de Maio, 946 – Centro, telefone: (16) 3202-3746. Já a EDR responsável pelos produtores de Tabatinga se localiza em Araraquara no endereço: Rua Treze de Maio, 1352, telefone: (16) 3322-0511. As demais regiões podem pesquisar sua EDR responsável através da lista com os contatos e endereços dos EDRs e das Casas da Agricultura que constam no site: www.cdrs.sp.gov.br/portal/institucional/enderecos.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546