Ibitinga, Sábado, 23 de Novembro de 2024
Sindicato Rural explana sobre “Energia limpa na área rural”
Saiba mais sobre a diferença entre energia sustentável, renovável e limpa
Sindicato Rural explana sobre “Energia limpa na área rural”

  O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu presidente, Sérgio Quinelato juntamente com sua diretoria executiva alerta que o uso de energia limpa na área rural é uma opção não só de economia para o produtor como também de preservação do meio ambiente.  

  Nesse contexto, muitos produtores já aderiram à nova metodologia é o que nos mostra um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que afirma que a produção de energia limpa pelo Brasil é destaque entre os países que compõem os Brics (Brasil, Rússia, África do Sul, Índia e China). Os dados apresentados na pesquisa apontam que a matriz energética brasileira, em 2019, foi formada por 45% de fontes renováveis e 54% de fontes fósseis. Os números superam os demais países do bloco. 

   Nelson Prevato Filho, avicultor há 20 anos, afirma que a energia limpa garante mais rentabilidade na sua produção e benefícios para o meio ambiente. “Durante muito tempo trabalhei com granjas convencionais, mas sempre senti necessidade de buscar o melhor. Então, em 2019 comecei a construção do barracão isotérmico com uso de energia limpa o que repercutiu diretamente na rentabilidade da minha propriedade em geral. No entanto, não é só na redução de custo que esse tipo de energia colabora, existem outras vantagens importantíssimas como a redução na produção de dióxido de carbono (CO2) e do ritmo do aquecimento global, menor impacto ambiental, pois a energia limpa – especialmente as fontes alternativas, como a solar e eólica – exige menos interferência nos ecossistemas para ser adquirida, favorecimento da sustentabilidade, uma vez que as fontes são inesgotáveis ou repostas de modo simples (como o reflorestamento), entre outras”, finaliza Nelson.

  Energia limpa é aquela produzida a partir de fontes renováveis, disponíveis em maior ou menor abundância na natureza. Ao contrário daquela proveniente de fontes poluentes, essa modalidade energética não libera gases prejudiciais na atmosfera e sua produção tem pouco impacto nos ecossistemas.

  Vale ressaltar, ainda, que a geração da própria energia pode contribuir com uma produção agrícola mais proveitosa, em virtude da economia e da sustentabilidade alcançada. Além disso, a energia solar é totalmente limpa e inesgotável, ou seja, você contará com uma fonte econômica e sustentável, ajudando, assim, a preservar o meio ambiente.

 A energia é um fator fundamental para satisfazer grande parte das necessidades do homem, pois praticamente todas as atividades realizadas pelo homem moderno requerem o uso de energia. Ao longo da evolução das sociedades várias tecnologias foram e ainda continuam sendo desenvolvidas com o objetivo de utilizar diferentes fontes de energia. A busca por energia sustentáveis, renováveis e limpas tem sido constante nos últimos anos, e embora estes termos pareçam sinônimos, existem algumas diferenças entre eles. 

Saiba mais sobre a diferença entre energia sustentável, renovável e limpa

  Energia Sustentável: é a que é utilizada em uma quantidade e velocidade nas quais a natureza pode repô-la, ou seja, há um equilíbrio entre a produção e o consumo de energia. Esta energia deve ser compatível com o desenvolvimento social e econômico e com a preservação do meio ambiente. A energia hidrelétrica, por exemplo, é obtida através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio, portanto utiliza a força da água, um recurso que está constantemente repondo-se na natureza. Porém, uma usina hidrelétrica pode impactar severamente o meio ambiente, modificando o curso do rio e causando prejuízos à fauna, flora e à vida humana e por isso geralmente não é considerada sustentável.

  Energia renovável: é aquela obtida a partir de fontes naturais capazes de serem renovadas, por isso estão sempre disponíveis para utilização e não se esgotam. Este conceito se opõe ao da energia não renovável, gerada por combustíveis fósseis, os quais existem na natureza em quantidades limitadas, como o petróleo, gás natural e carvão mineral. Destacam-se entre as energias renováveis a energia solar, proveniente da luz do sol e utilizada como energia térmica ou elétrica, e a energia eólica (energia dos ventos). A energia hidrelétrica e a obtida a partir da lenha são exemplos de energias renováveis, já que utilizam recursos que são naturalmente reabastecidos, mas isso não significa que estas fontes de energia sejam limpas.

    Energia Limpa: é aquela gerada sem a emissão de poluentes, com o mínimo de prejuízo à natureza, como a energia solar, energia eólica e hídrica, por exemplo. A importância da utilização da energia limpa para a geração de eletricidade vem ganhando cada vez mais visibilidade, pois auxilia na diminuição do efeito estufa e do aquecimento global, entre outros benefícios. A eletricidade limpa é gerada a partir de recursos naturais renováveis ou não renováveis, seja pela movimentação das águas, força dos ventos, captação da luz solar, materiais orgânicos, força das correntes oceânicas ou por fluidos da zona quente. Cada fonte de energia limpa possui sua particularidade e gera eletricidade de modo simples, eficiente e não prejudicial à natureza e ao local de instalação.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546