Ibitinga, Quarta, 24 de Abril de 2024
MP pediu arquivamento de Inquérito Civil do SAAE
Inquérito apurava se ao SAAE cometeu Improbidade Administrativa ao contratar escritório de advocacia para defender autarquia
MP pediu arquivamento de Inquérito Civil do SAAE

 No último dia 13, o Ministério Público de Ibitinga solicitou 'a promoção do arquivamento' do Inquérito Civil, que foi proposto para apurar uma contratação direta de um escritório de advocacia, sem licitação. O escritório atuou na defesa do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), na CEI (Comissão Especial de Inquérito), proposta por vereadores, em 2018. 

  Após o arquivamento no Ministério Público de Ibitinga, no último dia 13, o Conselho Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo recebeu o pedido, no dia 15. 

  Devido o recesso do Poder Judiciário de todo o Estado de São Paulo, iniciado no último dia 17, a reportagem do Jornal Folha de Ibitinga não conseguiu apurar se o Conselho Superior do Ministério Público também arquivou o caso.

Entenda o caso

  Em 2018, uma Comissão Especial  de Inquérito (CEI), foi criada para investigar possível e eventual prática de Improbidade Administrativa, quando o SAAE de Ibitinga, contratou empresa terceirizada para realizar o serviço de leitura e impressão das contas de água. Os vereadores da CEI levantaram questionamentos na época se, supostamente, tinha acontecido divergências na conta de água e na cobrança feita pelo SAAE. 

  Para defender o SAAE, dos questionamentos da CEI, o presidente da autarquia na época, Luiz Carlos da Costa, instaurou um procedimento de Inexigibilidade de Licitação, visando a contratação de defesa jurídica e de orientação, visando representação do SAAE, junto a todas as demandas da CEI, que estas, segundo relatos junto ao Ministério Público de Ibitinga, necessitavam de atenção redobrada, devido a eventuais divergências políticas dos integrantes da CEI e da administração do Executivo da época.

  Daí o SAAE foi representado, em um Inquérito Civil, para apurar se a contração o escritório de advocacia de Ribeirão Preto, sem licitação, ocorreu de forma irregular.

 O 3º Promotor de Justiça de Ibitinga, Dr. Silvio Brandini Barbagalo, narra no pedido de arquivamento, assinado no dia 13 de dezembro, que não houve irregularidade na contratação dos advogados, e que a prestação de serviço do escritório para o SAAE, era sem prazo estabelecido, sem eventuais acréscimos, e que ainda, os profissionais viriam de Ribeirão Preto para a defesa para Ibitinga, o que tornaria o valor (algo próximo de R$ 43 mil), razoavelmente barato para a prestação de serviço.

Câmara de Vereadores

   O pedido também foi remetido para a Câmara de Vereadores, e apresentado em Sessão Legislativa da terça-feira 21.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546