Nesta segunda-feira 10, às 19:30 hs, o Clube dos Bancários de Ibitinga irá sediar a primeira audiência pública para a elaboração do Plano de Habitação de Interesse Social (PLHIS). Cerca de 180 pessoas foram convocados, entre eles, juízes, professores, secretários municipais, líderes da comunidade civil organizada e demais representantes.
O evento será para discutir e apresentar proposta e metodologias para a habitação da cidade. “A elaboração do PLHIS, é construir um plano de crescimento de moradias para Ibitinga, e isso será explicado para os convocados”, explica Marinilce Apparecida Pires, assessora da Secretaria de Habitação.
A elaboração de um Plano de Habitação é uma das exigências da Caixa Econômica Federal, que irá usá-lo como base de dados até 2023. “Até 2023, as casas populares que serão construídas em Ibitinga, serão de acordo com o plano”, explicou Pires.
Em 2009 foi preciso inscrever Ibitinga no Ministério das Cidades em Brasília, para depois elaborar um projeto, onde os aspectos e necessidades de moradia de Ibitinga foram descritos.
Em todo o país, apenas 304 cidades estão elaborando o PLHIS, que deve ser entregue para a Caixa Econômica até meados de dezembro.