Ibitinga, Quinta, 18 de Abril de 2024
GRIPE H3N2: Ibitinga registrou 1º caso em jovem de 18 anos
Vírus é transmitido por gotículas de saliva no ar, por tosse ou espirro. Vacina pode chegar em fevereiro
GRIPE H3N2: Ibitinga registrou 1º caso em jovem de 18 anos
Santa Casa de Ibitinga

   A assessoria de imprensa da prefeitura de Ibitinga divulgou, a confirmação do primeiro caso de influenza (gripe) do subtipo H3N2. Essa gripe é também chamada de Darwin. Segundo o SAMS (Serviço Autônomo Municipal de Saúde), a paciente de 18 anos apresentou sintomas gripais necessitando a internação. 

   Segundo a assessoria de impresnsa da Santa Casa, a jovem foi internada no hospital, no dia 28 e recebeu alta no dia 29.

  Segundo o SAMS, a jovem estava com suspeita de gravidez e também de COVID-19. O laboratório analisou as amostras, descartou a suspeita de Coronavírus, mas identificou a cepa da gripe influenza H3N2.

H3N2

   A nova cepa do subtipo A tem registrado surtos atípicos de gripe, bem como mortes, em várias regiões dos estados brasileiros. 

“Embora possua variação genética diferente da H1N1, os sintomas que se manifestam são parecidos: febre alta, tosse, inflamação na garganta, dores de cabeça, no corpo e nas articulações; além de calafrios e fadiga”, disse Amanda Lambert, coordenadora da vigilância epidemiológica de Ibitinga, através da assessoria de imprensa da prefeitura.

Contágio

   O vírus H3N2 é facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar, quando a pessoa gripada tosse ou espirra. Por ser um vírus respiratório, a prevenção contra ele é igual ao da Covid-19: uso de máscara, distanciamento social, higienização das mãos.

Vacina

   O Butantan anunciou que uma vacina trivalente contra a influenza começará a ser distribuída até o final de fevereiro. O imunizante é composto pelos vírus H1N1, H3N2, do subtipo Darwin, e a cepa B. 

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546