A justiça americana decidiu nesta terça-feira (26), que o site de Limewire deveria ser fechado. O site de partilha de música na internet voltou a ser condenado por violação dos direitos autorais numa escala massiva, o que levou os responsáveis a serem obrigados a fechar o serviço de troca de ficheiros.
Um juiz acatou o pedido de advogados que representavam gravadoras que acusavam o software de compartilhamento de arquivos, violando os direitos autorais. O site foi fundado em 2000 e devido a grandes acessos, se tornou um dos maiores site de downloads do mundo, como também um dos maiores sites de peer-to-peer (um formato de rede de computadores em que a principal característica é descentralização das funções os compartilhando-as). Embora este não seja nosso caminho ideal, esperamos poder trabalhar juntos com a indústria musical para progredir", disse uma porta-voz do Limewire à Reuters. No Limewire o internauta tinha acesso a jogos, textos, filmes música s, livros e outros inúmeros conteúdos, como programas de computador. Tudo pronto para baixar.
No site Limewire, um comunicado afirma que “a partir de hoje, temos a obrigação de parar de distribuir e de apoiar o serviço de LimeWire de troca de ficheiros, devido a uma deliberação da justiça norte-americana”. A decisão nos tribunais é fruto de denúncias de oito grandes companhias de discografias -entre elas a EMI, Universal e Warner- em tribunais de Nova Iorque.
Tal como o Napster se recriou, depois de ter sido obrigado a fechar, no Nutella, a companhia proprietária do Limewire assegurou que tenciona reabrir o website, mas ainda desconheça como fazê-lo.