Ibitinga, Terça, 16 de Abril de 2024
Sindicato Rural começa 2022 com ótimas oportunidades
Vários cursos serão ministrados no ano de 2022, no entanto, quatro grandes cursos ocorrerão no mês de fevereiro
Sindicato Rural começa 2022 com ótimas oportunidades

O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu presidente, Sérgio Quinelato juntamente com sua diretoria executiva em parceria com o Sistema FAESP/SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo) ingressou o ano com diversas oportunidades. Em fevereiro serão ministrados quatro grandes oportunidades, três em Ibitinga e um no município de Iacanga-SP.

                  De acordo com a coordenadora de cursos do Sistema FAESP/SENAR-SP de Ibitinga e Tabatinga, Rosilene de Fátima da Silva (conhecida como Rosi), os treinamentos ajudam aqueles que precisam se inserir no mercado de trabalho. “Acredito que todo conhecimento é fundamental para o meio rural. É através dos treinamentos oferecidos que contribuímos para a renda no campo, a preservação e a geração dos recursos naturais. Portanto, todos os programas têm papel fundamental no desenvolvimento econômico e social no campo. Além disso, alguns cursos, como o da norma NR 31.8 é medida obrigatória para o trabalhador”, finaliza Rosi. 

Vale ressaltar que integrado ao sistema FAESP, o SENAR já qualificou mais de 4 milhões de pessoas (1993-2018). As ações e atividades institucionais são realizadas de forma teórica, atreladas a prática preferencialmente no espaço rural, nos locais de trabalho, de vivência do produtor, do trabalhador rural e familiares. Mas, para que tudo isso seja possível, o SENAR-SP conta com a colaboração dos inúmeros instrutores que atuam na missão de melhorar o dia a dia do agronegócio. Por isso, preza por profissionais qualificados e com planejamento para atender as diversas exigências do mundo rural. 

O curso de “Operação e Manutenção de Motosserra” será ministrado nos dias 09 a 11 de fevereiro. O objetivo é ensinar os participantes sobre a manutenção da motosserra, a mecânica, a parte de lubrificante, dosagem de óleo dois tempos, recomendação de uso, tempo de descarbonização, parte de EPI, segurança no trabalho, carburação da máquina, regulagem do carburador, desmontagem e limpeza do carburador, afiação de corrente e também a parte de operação da motosserra, que envolve a derrubada de árvore e técnicas de corte para derrubar uma árvore de forma segura e adequada.

Nos dias 16 e 17 de fevereiro será a vez do curso de “Processamento Artesanal de Produtos de Higiene e Limpeza”. O objetivo é ensinar técnicas para fabricação de produtos de higiene e limpeza de forma artesanal, para uso doméstico e na propriedade rural. Durante das aulas práticas será possível aprender a produzir sabão com sebo e polpa de frutas, sabão comum em barra, sabão canforado, sabão em pasta e sabão líquido.
Além disso, também são ensinadas as técnicas para a confecção artesanal de detergente sem gordura, amaciante, repelente de insetos, lava-roupas líquido, alvejante à base de cloro e álcool perfumado. Ainda na pauta do curso estão os processos de reaproveitamento de embalagens, identificação e armazenamento de produtos, higienização e descarte de recipientes de produtos químicos, entre outros.

Já no município de Iacanga-SP será ministrado o curso de “Artesanato em Sementes, Grãos, Folhas e Cascas – Decorativo” nos dias 16 a 18 de fevereiro. A finalidade é confeccionar lindos artefatos decorativos usando produtos da natureza através das técnicas de montagem, cola branca, sobreposição e mista. Vale ressaltar que a prática do artesanato no meio rural é uma expressão das características culturais próprias de quem vive no campo. A valorização desses aspectos pela sociedade cria uma oportunidade para o crescimento econômico do artesanato, o que torna a atividade atrativa, propiciando condições para o surgimento de novos talentos e renda complementar ao orçamento familiar.

E para fechar o mês, em Ibitinga, nos dias 24 a 26/02, será ministrado pela primeira vez o curso de “Cerqueiro de arame liso e farpado”. Uma ótima oportunidade para que os participantes aprendam tudo sobre o planejamento da cerca, as ferramentas e os materiais necessários. O objetivo do curso é ensinar a construir cercas seguindo as técnicas recomendadas. Serão repassadas instruções desde como selecionar os postes para construção da cerca e como se deve fazer o aterramento e isolamento da cerca para evitar prejuízos. 

Os interessados em participar dos cursos oferecidos pelo Sindicato Rural através de sua parceria com o Sistema FAESP/SENAR-SP devem procurar a sede do sindicato localizado na Rua Antonio G.B. de Paula, 149 – centro ou pelo telefone (16) 3342-2435 (falar com Rosi). Em Iacanga, basta ligar no (14) 99656-3125 e falar com Renata. Lembrando que todos os cursos são gratuitos, incluindo a alimentação.

 

Oportunidades 2022

Formação profissional e social

1)     Artesanato com cabaça – utilitários e decorativos – técnicas

2)     Artesanato em sementes, grãos, folhas e cascas – decorativos – técnicas 

3)     Bovinocultura de corte – aplicação de medicamentos e vacinas

4)     Bovinocultura de leite – diagnóstico e prevenção de mastite

5)     Cerqueiro – arame liso e farpado

6)     Doma Racional

7)     Eletricista – acionamento de motores elétricos trifásicos em baixa tensão

8)     Eletricista – instalações elétricas (baixa tensão)

9)     Equideocultura – aplicação de medicamentos e vacinas

10)  Equideocultura – casqueamento e ferrageamento

11)  Equideocultura – preparar o animal para a lida com o gado bovino

12)  Hidráulica – rede de água – módulo I

13)  Hidráulica – rede de esgoto – módulo II

14)  Incêndio – prevenção e combate no campo – técnicas

15)  Jardineiro – implantação do jardim

16)  Liderança de equipes – técnicas

17)  Manutenção de tratores agrícolas

18)  Meliponicultura – criação de abelhas sem ferrão

19)  Monitoria na propriedade de turismo no meio rural

20)  Motivação de equipes – técnicas

21)  Operação de máquinas agrícolas em agricultura de precisão

22)  Operação de motoniveladora

23)  Operação de pá carregadeira

24)  Operação de tratores agrícolas

25)  Operação e manutenção de motosserra

26)  Operação e manutenção de roçadora lateral

27)  Operação e manutenção de tratores agrícolas

28)  Orquídea

29)  Pedreiro – locação de obra – módulo I

30)  Pedreiro – fundação – módulo II

31)  Pedreiro – paredes e forros – módulo III

32)  Pedreiro – revestimento e piso – módulo IV

33)  Processamento artesanal de frutas – técnicas

34)  Processamento artesanal de produtos de higiene e limpeza – técnicas

35)  Processamento artesanal do milho – técnicas

36)  Processamento da pimenta

37)  Produção da cachaça

38)  Rédeas

39)  Requisitos legais para produção da cachaça

40)  Segurança no trabalho em altura – NR 35

41)  Segurança no trabalho em máquinas, equipamentos e implementos – NR 31.12

42)  Segurança no uso correto de agrotóxicos – NR 31.7

43)  Seleiro

44)  Uso de condimentos na gastronomia - técnicas

Programas

1)     Jovem agricultor do Futuro 

2)     Programa promovendo a saúde no campo – saneamento básico rural – infraestrutura e educação ambiental – técnicas

3)     Turismo Rural

 

 

 

 

 

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546