O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu presidente, Sérgio Quinelato juntamente com sua diretoria executiva em parceria com o Sistema FAESP/SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo) ingressou o ano com diversas oportunidades. Em fevereiro serão ministrados quatro grandes oportunidades, três em Ibitinga e um no município de Iacanga-SP.
De acordo com a coordenadora de cursos do Sistema FAESP/SENAR-SP de Ibitinga e Tabatinga, Rosilene de Fátima da Silva (conhecida como Rosi), os treinamentos ajudam aqueles que precisam se inserir no mercado de trabalho. “Acredito que todo conhecimento é fundamental para o meio rural. É através dos treinamentos oferecidos que contribuímos para a renda no campo, a preservação e a geração dos recursos naturais. Portanto, todos os programas têm papel fundamental no desenvolvimento econômico e social no campo. Além disso, alguns cursos, como o da norma NR 31.8 é medida obrigatória para o trabalhador”, finaliza Rosi.
Vale ressaltar que integrado ao sistema FAESP, o SENAR já qualificou mais de 4 milhões de pessoas (1993-2018). As ações e atividades institucionais são realizadas de forma teórica, atreladas a prática preferencialmente no espaço rural, nos locais de trabalho, de vivência do produtor, do trabalhador rural e familiares. Mas, para que tudo isso seja possível, o SENAR-SP conta com a colaboração dos inúmeros instrutores que atuam na missão de melhorar o dia a dia do agronegócio. Por isso, preza por profissionais qualificados e com planejamento para atender as diversas exigências do mundo rural.
O curso de “Operação e Manutenção de Motosserra” será ministrado nos dias 09 a 11 de fevereiro. O objetivo é ensinar os participantes sobre a manutenção da motosserra, a mecânica, a parte de lubrificante, dosagem de óleo dois tempos, recomendação de uso, tempo de descarbonização, parte de EPI, segurança no trabalho, carburação da máquina, regulagem do carburador, desmontagem e limpeza do carburador, afiação de corrente e também a parte de operação da motosserra, que envolve a derrubada de árvore e técnicas de corte para derrubar uma árvore de forma segura e adequada.
Nos dias 16 e 17 de fevereiro será a vez do curso de “Processamento Artesanal de Produtos de Higiene e Limpeza”. O objetivo é ensinar técnicas para fabricação de produtos de higiene e limpeza de forma artesanal, para uso doméstico e na propriedade rural. Durante das aulas práticas será possível aprender a produzir sabão com sebo e polpa de frutas, sabão comum em barra, sabão canforado, sabão em pasta e sabão líquido.
Além disso, também são ensinadas as técnicas para a confecção artesanal de detergente sem gordura, amaciante, repelente de insetos, lava-roupas líquido, alvejante à base de cloro e álcool perfumado. Ainda na pauta do curso estão os processos de reaproveitamento de embalagens, identificação e armazenamento de produtos, higienização e descarte de recipientes de produtos químicos, entre outros.
Já no município de Iacanga-SP será ministrado o curso de “Artesanato em Sementes, Grãos, Folhas e Cascas – Decorativo” nos dias 16 a 18 de fevereiro. A finalidade é confeccionar lindos artefatos decorativos usando produtos da natureza através das técnicas de montagem, cola branca, sobreposição e mista. Vale ressaltar que a prática do artesanato no meio rural é uma expressão das características culturais próprias de quem vive no campo. A valorização desses aspectos pela sociedade cria uma oportunidade para o crescimento econômico do artesanato, o que torna a atividade atrativa, propiciando condições para o surgimento de novos talentos e renda complementar ao orçamento familiar.
E para fechar o mês, em Ibitinga, nos dias 24 a 26/02, será ministrado pela primeira vez o curso de “Cerqueiro de arame liso e farpado”. Uma ótima oportunidade para que os participantes aprendam tudo sobre o planejamento da cerca, as ferramentas e os materiais necessários. O objetivo do curso é ensinar a construir cercas seguindo as técnicas recomendadas. Serão repassadas instruções desde como selecionar os postes para construção da cerca e como se deve fazer o aterramento e isolamento da cerca para evitar prejuízos.
Os interessados em participar dos cursos oferecidos pelo Sindicato Rural através de sua parceria com o Sistema FAESP/SENAR-SP devem procurar a sede do sindicato localizado na Rua Antonio G.B. de Paula, 149 – centro ou pelo telefone (16) 3342-2435 (falar com Rosi). Em Iacanga, basta ligar no (14) 99656-3125 e falar com Renata. Lembrando que todos os cursos são gratuitos, incluindo a alimentação.
Oportunidades 2022
Formação profissional e social
1) Artesanato com cabaça – utilitários e decorativos – técnicas
2) Artesanato em sementes, grãos, folhas e cascas – decorativos – técnicas
3) Bovinocultura de corte – aplicação de medicamentos e vacinas
4) Bovinocultura de leite – diagnóstico e prevenção de mastite
5) Cerqueiro – arame liso e farpado
6) Doma Racional
7) Eletricista – acionamento de motores elétricos trifásicos em baixa tensão
8) Eletricista – instalações elétricas (baixa tensão)
9) Equideocultura – aplicação de medicamentos e vacinas
10) Equideocultura – casqueamento e ferrageamento
11) Equideocultura – preparar o animal para a lida com o gado bovino
12) Hidráulica – rede de água – módulo I
13) Hidráulica – rede de esgoto – módulo II
14) Incêndio – prevenção e combate no campo – técnicas
15) Jardineiro – implantação do jardim
16) Liderança de equipes – técnicas
17) Manutenção de tratores agrícolas
18) Meliponicultura – criação de abelhas sem ferrão
19) Monitoria na propriedade de turismo no meio rural
20) Motivação de equipes – técnicas
21) Operação de máquinas agrícolas em agricultura de precisão
22) Operação de motoniveladora
23) Operação de pá carregadeira
24) Operação de tratores agrícolas
25) Operação e manutenção de motosserra
26) Operação e manutenção de roçadora lateral
27) Operação e manutenção de tratores agrícolas
28) Orquídea
29) Pedreiro – locação de obra – módulo I
30) Pedreiro – fundação – módulo II
31) Pedreiro – paredes e forros – módulo III
32) Pedreiro – revestimento e piso – módulo IV
33) Processamento artesanal de frutas – técnicas
34) Processamento artesanal de produtos de higiene e limpeza – técnicas
35) Processamento artesanal do milho – técnicas
36) Processamento da pimenta
37) Produção da cachaça
38) Rédeas
39) Requisitos legais para produção da cachaça
40) Segurança no trabalho em altura – NR 35
41) Segurança no trabalho em máquinas, equipamentos e implementos – NR 31.12
42) Segurança no uso correto de agrotóxicos – NR 31.7
43) Seleiro
44) Uso de condimentos na gastronomia - técnicas
Programas
1) Jovem agricultor do Futuro
2) Programa promovendo a saúde no campo – saneamento básico rural – infraestrutura e educação ambiental – técnicas
3) Turismo Rural