Ibitinga, Sexta, 19 de Abril de 2024
Março azul-marinho: estilo de vida e prevenção ao câncer colorretal
O câncer colorretal é um dos mais comuns que existem e que mais sofrem interferência do estilo de vida e da alimentação
Março azul-marinho: estilo de vida e prevenção ao câncer colorretal

  Você sabia que o mês de março é chamado de março azul-marinho por trazer a campanha de conscientização contra o câncer colorretal? 

    O câncer colorretal e um dos tipos mais comuns e um dos que mais sofrem interferência do estilo de vida e da alimentação, principalmente. Mesmo que fatores ambientais e genéticos desempenhem um papel importante na patogênese do câncer intestinal, diversas pesquisas sugerem que a nutrição pode desempenhar um papel causal e protetor. 

    Em torno de 41% de todos os cânceres colorretais acontecem no cólon proximal, com aproximadamente 22% envolvendo o cólon distal e 28% envolvendo o reto. O histórico familiar de câncer de cólon em parentes de primeiro grau aumenta o risco de desenvolvimento em cerca de 20% dos casos.

A alimentação como fator preventivo ou desencadeador

    O risco de câncer no intestino aumenta quando se tem um padrão alimentar pró-inflamatório. Uma pesquisa mostrou que o consumo de carnes processadas (como embutidos) aumenta em 18% o desenvolvimento de tumores devido à presença de alta concentrações de nitratos artificiais, que são aditivos com alto potencial cancerígeno. 

    Uma meta-análise recente de Shivappa et al. mostrou um risco aumentado na incidência de câncer colorretal associado a alimentos pelo uso do Índice Inflamatório Alimentar de alimentos. Um score mais alto se correlacionou com o potencial pró-inflamatório, aumentando o risco, enquanto um score mais baixo se correlacionou com o potencial anti-inflamatório. Os componentes alimentares anti-inflamatórios incluíam fibra, ômega 3, ômega 6, niacina, tiamina, riboflavina, vitamina B6, B12, zinco, magnésio, selênio, vitamina A, vitamina C, vitamina D, vitamina E, ácido fólico, beta-caroteno, antocianidinas, flavan-3-ols, flavonóis, flavanonas, flavonas, isoflavonas, alho, gengibre, cebola, tomilho, orégano, açafrão, cúrcuma, alecrim, eugenol, cafeína e chá. Já os componentes pró-inflamatórios incluíram aqueles em excesso como carboidratos, proteínas gordura total (principalmente saturada) e excesso de ferro. 

    A adoção de um padrão alimentar saudável, associado a hábitos de estilo de vida equilibrados, é essencial no cuidado preventivo do câncer colorretal!

 

Referência

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/labs/pmc/articles/PMC6357054/#:~:text=Protective%20factors%20that%20have%20been,use%20of%20Aspirin%2C%20Non%2DSteroidal

 

Fonte: G1

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546