Ibitinga, Sábado, 27 de Abril de 2024
Sindicato Rural continua com inscrições para o curso de eletricista
Interessados nos cursos oferecidos devem procurar a sede do Sindicato Rural localizado na Rua Antônio G.B. de Paula, 149
Sindicato Rural continua com inscrições para o curso de eletricista

O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu presidente, Sérgio Quinelato juntamente com sua diretoria executiva em parceria com o Sistema FAESP/SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo) ingressou o ano com diversas oportunidades. Diante das consequências de uma pandemia desenfreada e com o aumento do índice de desemprego no país, a busca por capacitação se tornou indispensável para se manter no mercado de trabalho.

Há várias décadas o Sindicato Rural segue em parceria com SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo). Nos últimos quatro anos (2018-2021), a entidade já qualificou mais de 1.300 pessoas e realizou mais de 250 ações e atividades de formação profissional rural e promoção social. 

A relação de cursos da sede de Ibitinga do Sindicato Rural e de sua extensão de base em Tabatinga foi divulgada no começo do ano. De acordo com a coordenadora de cursos do Sistema FAESP/SENAR-SP de Ibitinga e Tabatinga, Rosilene de Fátima da Silva (conhecida como Rosi), os treinamentos ajudam aqueles que precisam se inserir no mercado de trabalho. “Acredito que todo conhecimento é fundamental para o meio rural. É através dos treinamentos oferecidos que contribuímos para a renda no campo, a preservação e a geração dos recursos naturais. Portanto, todos os programas têm papel fundamental no desenvolvimento econômico e social no campo. Além disso, alguns cursos, como o da norma NR 31.8 é medida obrigatória para o trabalhador”, finaliza Rosi. 

Vale ressaltar que integrado ao sistema FAESP, o SENAR já qualificou mais de quatro milhões de pessoas (1993-2018). As ações e atividades institucionais são realizadas de forma teóricas atreladas a prática preferencialmente no espaço rural, nos locais de trabalho, de vivência do produtor, do trabalhador rural e familiares. Mas, para que tudo isso seja possível, o SENAR-SP conta com a colaboração dos inúmeros instrutores que atuam na missão de melhorar o dia a dia do agronegócio. Por isso, preza por profissionais qualificados e com planejamento para atender as diversas exigências do mundo rural. 

Este mês, com foco em qualificar o produtor e o trabalhador rural para atividades profissionais, será ministrado na sede da entidade o curso de “Eletricista – Instalações Elétricas (baixa tensão)”. O instrutor irá abordar diversos assuntos entre eles: conhecimento da legislação pertinente para a profissão, identificação de instrumentos, equipamentos de proteção e ferramentas necessárias. Além disso, os participantes conseguiram diferenciar conceitos básicos da eletricidade, elaborar o croqui e fazer toda parte da instalação elétrica. A eletricidade é indispensável em nossa rotina e seu manuseio requer muito conhecimento e responsabilidade, pois qualquer erro pode custar uma vida. A capacitação será dividida em dois módulos. O primeiro está marcado para os dias 18, 19, 20 e 21/04. Já o segundo módulo será ministrado nos dias 25, 26, 27 e 28/04.

João Manoel dos Santos Reis, engenheiro eletricista e instrutor há mais de 19 anos, ressalta como é ministrar o curso de eletricista. “O curso de elétrica é muito bem aproveitado pelos participantes e nunca foi diferente. Os participantes sempre estão muito motivados e interessados nessa capacitação, mesmo porque diversos alunos querem trabalhar na área por conta da deficiência de profissionais qualificados. Com a capacitação concluída as pessoas terão a chance de atender as necessidades do ramo, desenvolver e crescer. O curso de elétrica é primordial e durante a programação os participantes aprendem diversos assuntos, entre eles, a distribuição da rede elétrica, a altura das caixinhas, as principais instalações (interruptor, tomada, disjuntor, etc), ou seja, tudo de uma casa o pessoal aprende”, diz João Manoel.

Os interessados em participar dos cursos oferecidos pelo Sindicato Rural através de sua parceria com o Sistema FAESP/SENAR-SP devem procurar a sede do Sindicato Rural localizado na Rua Antônio G.B. de Paula, 149 – centro ou pelo telefone (16) 3342-2435 ou (16) 3342-2200 (falar com Rosi). Em Tabatinga, Rua Alfredo Benelli, 644 ou pelo telefone: (16)  3385-2146 (falar com Abraão). Para a oportunidade em Iacanga-SP falar com Renata pelo telefone (14) 99656-3125. Lembrando que todos os cursos são gratuitos, incluindo a alimentação.

 

 

 

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546