A região de Araraquara registrou até setembro deste ano 4.038 casos de dengue, contra 7.449 no mesmo período do ano passado. Embora o número de casos tenha sido menor neste ano, alguns municípios da região apresentam situação epidemiológica bastante vulnerável para a dengue, como é o caso de Américo Brasiliense, Araraquara, Borborema, Gavião Peixoto, Ibaté e Santa Lúcia. Essas cidades concentraram maior número de pessoas infectadas, o que indica que os profissionais e a população devem estar em alerta para evitar o avanço da doença no próximo verão.
Por conta disso, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por meio de iniciativa conjunta do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Araraquara, Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) e Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) promove nesta terça-feira, 18 de outubro, o “Encontro Regional de Dengue Araraquara-2011”. O evento, que contará com a participação de 24 municípios, visa fortalecer as gestões municipais, capacitando profissionais da área de saúde dos setores públicos e privados, além das equipes das vigilâncias epidemiológicas.
Durante cinco horas, profissionais do GVE, CVE e SUCEN apresentarão os principais pontos e estratégias de controle da dengue priorizados no Plano Estadual de Intensificação das Ações de Vigilância e Controle da Dengue -2011. Serão abordados dados epidemiológicos (estaduais e municipais), atividades de controle vetorial, manifestações clínicas, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes.
A capacitação terá início amanhã, às 8 horas, no Hospital Estadual de Américo Brasiliense.