O rumor de que a Apple pretendia lançar dois iPhones (o 5 e o 4S) neste ano tem uma boa dose de verdade, segundo as informações publicadas nesta segunda-feira, 17, pelo blog 9toMac. O site ouviu gerentes na Foxconn, fábrica chinesa que produz o iPhone, além de funcionários da Apple e operadoras de telefonia, para encaixar as peças do quebra-cabeça que provocou certa decepção no mercado no dia do lançamento do iPhone 4S. O público esperava pelo menos um aparelho com novo design.
Isso não ocorreu por vários motivos. O blog explica que o plano da empresa de Steve Jobs era lançar o iPhone 4S na sua conferência de desenvolvedores, em junho, junto com o iOS 5, a nova versão do sistema operacional. Mas, em fevereiro, a Apple teria percebido que o iOS 5 e o sistema de comando de voz Siri não ficariam prontos até a conferência.
Ao mesmo tempo, conta o 9toMac, os planos do iPhone 5 caminhavam bem. Os primeiros protótipos já estavam sendo testados.
No entanto, com a previsão de ter em mãos o Siri e o novo iOS só em outubro, a Apple teria decidido adiar o lançamento do iPhone 4S. Afinal, sem um surpreendente comando de voz e as melhorias do iOS 5, as novidades seriam mínimas. Isso teria levado a Apple a elaborar a seguinte estratégia, segundo o 9toMac: acelerar a produção do iPhone 5, para que ele ficasse pronto junto ao sistema operacional; ter o iPhone 4S como o smartphone de 2011 ou, ainda, tê-lo como uma alternativa de baixo custo, caso a produção do iPhone 5 fosse bem sucedida.
Mas houve problemas no desenvolvimento do iPhone 5. “Os aparelhos com tela touch screen são tão finos… É realmente difícil instalar muitos componentes nos iPhones”, disse o fundador da Foxconn, Terry Gou, ao “WSJ”, em junho.
Como o iPhone 4S não é mais fino que o iPhone 4, o 9toMac deduz que o executivo falou do iPhone 5. Nesse momento, considerando o nível de perfeccionismo da Apple, a empresa teria preferido parar a produção do iPhone 5 para se dedicar ao 4S.
Isso explicaria as várias capinhas para iPhone 5 criadas por algumas empresas. Resta saber se elas poderão guardá-las para o ano que vem. Será que o aparelho vai ser o mesmo cujo protótipo caiu nas mãos de alguém neste ano? A fonte da Foxconn indica ao blog que o iPhone 5 fica para julho de 2012.
Fonte: Estadão