Ibitinga, Sexta, 19 de Abril de 2024
Sindicato Rural irá oferecer curso inédito sobre criação de abelhas
O curso será ministrado nos dias 02 a 05 de maio e será voltado para ensinar técnicas de criar abelhas sem ferrão
Sindicato Rural irá oferecer curso inédito sobre criação de abelhas

  O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu presidente, Sérgio Quinelato juntamente com sua diretoria executiva em parceria com o Sistema FAESP/SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo) abrirá o mês de março com um curso inédito “MELIPONICULTURA - CRIAÇÃO DE ABELHAS SEM FERRÃO”. O curso será ministrado logo no começo do mês, nos dias 02 a 05 de maio. Durante as aulas, os participantes irão aprender tudo sobre como criar abelhas sem ferrão utilizando equipamentos e técnicas apropriadas. 

  A meliponicultura está em expansão no Brasil.  A criação racional de abelhas sem ferrão é uma alternativa de geração de renda em muitas propriedades rurais no país. Por serem dóceis e de fácil manejo, cada vez mais novos produtores despertam o interesse em trabalhar com a meliponicultura. Os motivos são muitos e vão desde a produção de mel, delicioso e muito utilizado para fins terapêuticos, produção própolis, geoprópolis, pólen e cera, multiplicação e venda de colônias até para fins de educação ambiental ou, simplesmente, passatempo.

  Em seguida, nos dias 23/05 a 27/05 com foco em qualificar o produtor e o trabalhador rural para atividades profissionais, será ministrado na sede da entidade o curso de “OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE TRATORES AGRICOLAS”. O objetivo é ensinar aos participantes como operar e realizar a manutenção diária, semanal e periódica dos tratores agrícolas. Durante o treinamento, serão abordados assuntos relevantes como: funcionamento do motor e do sistema de transmissão, manutenção do sistema de alimentação de ar, de combustível, de lubrificação do motor, de arrefecimento do motor, de transmissão, do sistema de freios, entre outros.

  Para fechar o mês de maio, nos dias 30/05 a 02/06, será ministrado na sede da entidade o curso de “HIDRAÚLICA - REDE DE ÁGUA - MÓDULO I”. O instrutor irá abordar diversos assuntos entre eles: como instalar a rede de água em residências e instalações rurais. Vale ressaltar que a instalação hidráulica é um dos componentes mais importantes da concepção de um imóvel. De uma forma simplificada, a instalação hidráulica quando realizada de forma correta abastece o imóvel na quantidade suficiente e sob pressão adequada. 

  As ações e atividades institucionais são realizadas de forma teórica atrelada a prática preferencialmente no espaço rural, nos locais de trabalho, de vivência do produtor, do trabalhador rural e familiares. Mas, para que tudo isso seja possível, o SENAR-SP conta com a colaboração dos inúmeros instrutores que atuam na missão de melhorar o dia a dia do agronegócio. Por isso, preza por profissionais qualificados e com planejamento para atender as diversas exigências do mundo rural. 

  Os interessados em participar dos cursos oferecidos pelo Sindicato Rural através de sua parceria com o Sistema FAESP/SENAR-SP devem procurar a sede do Sindicato Rural localizado na Rua Antônio G.B. de Paula, 149 – centro ou pelo telefone (16) 3342-2435 ou (16) 3342-2200 (falar com Rosi). Em Tabatinga, Rua Alfredo Benelli, 644 ou pelo telefone: 16.3385-2146 (falar com Abraão). Para a oportunidade em Iacanga-SP falar com Renata pelo telefone (14) 99656-3125. Lembrando que todos os cursos são gratuitos, incluindo a alimentação.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546